MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: a relação entre professores e Diretrizes da Educação do Campo em Cascavel
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v19n1p251-265Resumen
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender, a partir de uma contextualizaçãohistórica, se as conquistas alcançadas pelas políticas educacionais do campo vêm se materializando dentro das escolas. Foram
sujeitos da pesquisa, os professores de Matemática das Escolas Estaduais do Campo de Cascavel/PR. Buscou compreender se
estes docentes conhecem as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, documento que representa as políticas educacionais
para essa modalidade no Paraná, e se seguem suas orientações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os
docentes (19) de Matemática destas escolas e por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) concluiu que apenas 15% deles
conhecem o documento, mas não o utilizam por entenderem-no inadequado frente à especificidade da escola na qual trabalham.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, Educação Matemática, processos de ensino e de aprendizagem.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-06-16
Cómo citar
CRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva; SZYMANSKI, Maria Lidia Sica.
MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: a relação entre professores e Diretrizes da Educação do Campo em Cascavel
. Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 1, p. 251–265, 16 jun. 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/4813. Acesso em: 23 nov. 2024.Número
Sección
Artigos - Temas livres
Licencia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.