QUALIDADE DA MALHA RODOVIÁRIA, CUSTOS ECONÔMICOS ASSOCIADOS E DETERMINANTES DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL: avaliação e proposição de política

Autores/as

  • Guilherme Jonas Costa da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lívia Boaventura Menezes
  • Henrique Dantas Neder

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v19n1p327-347

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar teórica e empiricamente a relação entre a qualidade da malha rodoviária e os custos
associados a esta infraestrutura no Brasil. A hipótese deste trabalho afirma que a infraestrutura de transporte rodoviário aumenta o
número de acidentes. De fato, os resultados econométricos rejeitaram a hipótese de que a malha rodoviária de melhor qualidade
reduz o número de acidentes, o que pode ser explicado pelo fato de que, nas rodovias melhores o nível de atenção dos motoristas
é menor, aumentando a velocidade média da pista e o fluxo de veículos. Assim, recomenda que os investimentos no setor sejam
acompanhados de melhorias na sinalização e campanhas de educação no trânsito.
Palavras-chave: Malha rodoviária, acidentes, custos econômicos, desenvolvimento regional, dados em painel.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-06-16

Cómo citar

SILVA, Guilherme Jonas Costa da; MENEZES, Lívia Boaventura; NEDER, Henrique Dantas.
QUALIDADE DA MALHA RODOVIÁRIA, CUSTOS ECONÔMICOS ASSOCIADOS E DETERMINANTES DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL: avaliação e proposição de política
. Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 1, p. 327–347, 16 jun. 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/4819. Acesso em: 23 nov. 2024.