A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NUM TEMPO DE TRAVESSIAS: desafios da EA crítica frente ao ideário de políticas desenvolvimentistas em Itaguaí/RJ
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20nEp427-433Resumen
Fruto de diálogos entre dois grupos de pesquisas (GEPEADS/UFRRJ e ERA/UERJ) referentes a uma tese de doutorado (PPGMA/UERJ), este estudoreflete acerca dos desafios da EA crítica frente ao ideário das políticas desenvolvimentistas em territórios marcados por expansão urbano-industrial. A abordagem metodológica é qualitativa inspirada nos pressupostos do materialismo histórico-dialético e da Ecologia Política, com estudo de caso sobre o município de Itaguaí/RJ.A análise dos dados transcorreu à luz da EA crítica e da justiça ambiental. Percebe-se que as práticas de EA - fundamentadas em políticas públicas desenvolvimentistas e em concepções conservadoras de EA - são instrumentos de manutenção social.
Palavras-chave: Educação ambiental crítica, políticas desenvolvimentistas, Itaguaí/RJ.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
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