NORMAS E REFORMAS PARA A INCLUSÃO: leituras sobre o ensino médio e a lei 10.639/2003
Mots-clés :
Ensino Médio, Políticas Públicas, Cultura Afro-BrasileiraRésumé
O presente artigo faz uma leitura da questão da negritude na educação escolar no ensino médio a partir da implementação da lei 10.639/2003. Expõe a maneira como esta política pública incluiu e tornou obrigatório o ensino da história e das culturas africana e afro-brasileira nas escolas públicas. Para isso, aborda as políticas públicas elaboradas para a expansão do ensino médio e o papel sociocultural destas, no sentido de visibilizar ou não o ingresso de negros/asnessa modalidade de ensino. Propõe analisar as políticas educacionais elaboradas para este nível de ensino e entender como estas culturas foram ou não visibilizadas. Deste modo, objetiva discutir sobre as políticas públicas elaboradas para o ensino médio e a tessitura de suas implicações para a cultura negra no ensino de história.Palavras-chave: Ensino médio, políticas públicas, cultura afro-brasileira.STANDARDS AND REFORMS FOR INCLUSION: readings on the High school level and the Law 10.639/2003Abstract: This article is a reading of the question of blackness in school education in high school from the implementation of the law 10.639/2003.It exposes how this policy included and made compulsory the teaching of African history and cultures and african-brazilian public schools. For this reason, we approach public policies designed to expand the school and their sociocultural role towards visualizing or not the entry of blacks in this teaching modality. Our proposal is to analyzeeducational policies designed to this level and understand how these cultures were either not visualized. Thus, we aimed to discuss public policies designed for high school and the tessitura of their implications for black culture in history teaching.Key words: High school, public policy, afro-brazilian culture.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2013-08-02
Comment citer
SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
NORMAS E REFORMAS PARA A INCLUSÃO: leituras sobre o ensino médio e a lei 10.639/2003
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 401–407, 2 août 2013 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1421. Acesso em: 23 nov. 2024.Numéro
Rubrique
Artigos - Dossiê Temático
Licence
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.