RÊGO, Ana Regina; BARBOSA, Marialva. A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020

Auteurs-es

  • Francinete Louseiro de Almeida Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p222-227

Mots-clés :

Informações Falsas, Cultura, Fake News, Política Social

Résumé

O conceito de verdade e imparcialidade sempre foi matéria muito discutida nos cursos de Comunicação Social –Jornalismo, por isso as autoras falam de um tensionamento. No entanto, o que se vê hoje está para além de tais discussões e se encontra na produção das narrativas falsas, as chamadas fake news. Ana Regina e Marialva Barbosa entendem que o desenvolvimentodas fake news, bem como o próprio conceito de pós-verdade estão diretamente ligados aos processos tecnológicos e à fantasia da obtenção de um poder de fala que as redes sociais carregam. Somada a isso, as autoras também abordam a proliferação das fakes news no contexto político e no fortalecimento de um conservadorismo que, na ausência de regulação nas plataformas digitais, leva a livre circulação de narrativas antiéticas e mentirosas.      

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Francinete Louseiro de Almeida, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, graduação em Comunicação Social - habilitação Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, professora Adjunto I do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão/UFMA - habilitação Relações Públicas.

Téléchargements

Publié-e

2022-08-18

Comment citer

ALMEIDA, Francinete Louseiro de.
RÊGO, Ana Regina; BARBOSA, Marialva. A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 222–227, 18 août 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/19580. Acesso em: 23 nov. 2024.