“O homem bicentenário”, de Isaac Asimov
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2865v28n2.2024.38Mots-clés :
Humanidade, conflitos, ficção científica, cultura digitalRésumé
ASIMOV, Isaac. O homem bicentenário. São Paulo: Editora Aleph, 2023.
O conto “O Homem Bicentenário”, de Isaac Asimov, foi originalmente publicado pela “The Magazine of Fantansy and Science Fiction”, em 1976, nos Estados Unidos. Posteriormente, na antologia “The Bicentennial Man and Other Stories”. Alguns anos depois, esse conto foi recontado e ampliado no romance “The Positronic Man” (1993), em parceria com Robert Silverberg. Essa nova versão amplia a narrativa e as questões suscitadas pela jornada de Andrew, um robô que ansiava pela liberdade de ser humano. A mesma história foi adaptada também para o cinema, com o mesmo título do conto, estrelada por Robin Williams no papel de Andrew e direção de Chris Columbus (1999). O filme foi lançado no Brasil no ano seguinte. A adaptação para o cinema popularizou ainda mais a saga de Andrew e renovou o interesse pela sua jornada. Em 2023, a Aleph, editora brasileira especializada em obras de ficção científica, lançou uma edição especial desse conto de Asimov, com tradução de Aline Storto Pereira.
Téléchargements
Références
ASIMOV, Isaac. O homem bicentenário. São Paulo: Editora Aleph, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.