MUTAÇÕES NA COMUNICAÇÃO: velhos atores, novas técnicas e as perspectivas de democratização no Brasil

Auteurs-es

  • Ed Wilson Ferreira Araújo

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp159-186

Mots-clés :

Estado, mercado, comunicação, democracia, cultura

Résumé

As relações entre Estado, mercado e comunicação compõem o núcleo deste artigo. Seu objetivo é analisar a participação dos conglomerados de mídia no foco da acumulação capitalista contemporânea. Adota-se o método dialético para explorar o conflito entre dominação e resistência, avanços e recuos na movimentação de forças e projetos políticos que interferem na formulação de diretrizes no campo da comunicação no Brasil. Por meio de revisão bibliográfica e documental, toma-se como referência a Economia Política da Comunicação, formulações de Gramsci e Estudos Culturais latino-americanos. O diálogo entre essas vertentes permite situar a comunicação no foco da reprodução, mas aponta caminhos para a democratização, tomando como marco temporal as práticas de comunicação sindical e alternativa na Ditatura Militar e as suas ressignificações na transição entre os meios de comunicação analógicos e digitais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-09-27

Comment citer

ARAÚJO, Ed Wilson Ferreira.
MUTAÇÕES NA COMUNICAÇÃO: velhos atores, novas técnicas e as perspectivas de democratização no Brasil
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 159–186, 27 sept. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9780. Acesso em: 23 nov. 2024.