A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA: reflexões acerca de sua inclusão no contexto universitário
Palavras-chave:
Educação, Educação Ambiental, Política Pública, UniversidadeResumo
A Universidade, enquanto um centro de produção de conhecimento, constitui-se em espaço profícuo para a incorporação interdisciplinar da dimensão ambiental na formação, especialização e capacitação dos educadores e profissionais. Diante desse contexto, expressando parte dos resultados de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigotem por objetivo refletir sobre o papel da Universidade no âmbito da formação em Educação Ambiental (EA). Para isso, sinaliza-se que, na sociedade capitalista, a educação, assim como a EA, pode ser usada como um mecanismo ideológico de reprodução das condições sociais ou, pode propiciar mecanismos de transformação social. Posteriormente, discute-se acerca da constituição do campo da Política Pública em EA e a sua inclusão no contexto universitário. Por fim, conclui-se que, enquanto um processo educativo dialógico, a EA deve se fazer presente em todas as modalidades de ensino, umavez que pode vir a contribuir para o enfrentamento da crise ambiental.Palavras-chave: Educação, educação ambiental, política pública, universidade.ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PUBLIC POLICY: reflections on its inclusion in the university contextAbstract: The University as a center of knowledge production, is advantageous in space for the incorporation of environmental concerns in interdisciplinary training, and specialized training of educators and professionals. In this context, expressing the results of a literature search, this article aims to reflect on the role of the University in the context of Environmental Education graduation (EE). To do so, indicates that, in capitalist society, education, and the EE, can be usedas an ideological mechanism of reproduction of social conditions, or may provide mechanisms for social transformation. Later, it will discuss about the constitution of the field of Public Policy at EE and their inclusion in the university context. Finally, it is concluded that while a dialogical educational process, the EE must be present in all forms of education, since it might help to combat the environmental crisis.Key words: Education, environmental education, public policy, university.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-01
Como Citar
NUNES, Letícia Soares.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA: reflexões acerca de sua inclusão no contexto universitário
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 317–327, 1 Ago 2013 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1411. Acesso em: 23 nov 2024.Edição
Seção
Artigos - Dossiê Temático
Licença
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.