O ENSINO DA LÍNGUA NHEENGATU EM ALDEIAS URBANAS DE MANAUS

Autores

  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Amanda Ramos Mustafa Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM)
  • Ytanajé Coelho Cardoso Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v25n1p396-413

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Nheengatu, Parque das Tribos, Reafirmação identitária

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a maneira como se desenvolve o ensino e aprendizagem da língua nheengatu no Centro Municipal de Educação Escolar Indígena UkaUmbuesaraWakenaiAnumarehit (CemeeiWakenai), localizado na comunidade indígena Parque das Tribos, na cidade de Manaus. Para tanto, utiliza o método de pesquisa de campo, amparado pela técnica da entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que o ensino no CemeeiWakenai se desenvolve em contexto multiétnico, com alunos de diversas etnias. Conclui que as práticas linguísticas em nheengatu representam para esses estudantes, indígenas citadinos, a sua reafirmação identitária e uma ferramenta de luta pelos seus direitos.

TEACHING THE NHEENGATU LANGUAGE IN MANAUS URBAN VILLAGES

Abstract The aim of this article is to discuss how to teach and learn the Nheengatu language develops at the Municipal Center for Indigenous School Education UkaUmbuesaraWakenaiAnumarehit (CemeeiWakenai), located in the indigenous community Parque das Tribos, in the city of Manaus. The field research method was used, supported by the semi-structured interview technique. The results demonstrate that teaching at CemeeiWakenai takes place in a multiethnic context, with students of different ethnicities. It concludes that the linguistic practices in nheengatu represent for these students, indigenous city residents, their affirmation of identity and a tool for the fight for their rights.

Keywords: Teaching and learning. Nheengatu. Parque das Tribos. Identity reafirmation

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Linguista. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Universidade Federal do Amazonas. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Amanda Ramos Mustafa, Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM).

Ytanajé Coelho Cardoso, Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM)

Mestre em Letras e Artes (2015-2017), pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM) e professor colaborador no Parfor/UEA

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

SIMAS, Hellen Cristina Picanço; MUSTAFA, Amanda Ramos; CARDOSO, Ytanajé Coelho.
O ENSINO DA LÍNGUA NHEENGATU EM ALDEIAS URBANAS DE MANAUS
. Revista de Políticas Públicas, v. 25, n. 1, p. 396–413, 11 Jul 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/17331. Acesso em: 21 nov 2024.