O PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO PROEJA

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, PROEJA, Ensino de Biologia

Resumo

O texto aborda o processo de ensino e aprendizagem de Biologia no âmbito do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e tem como objetivo: analisar a organização do processo de ensino e aprendizagem de Biologia no contexto do PROEJA no Instituto Federal do Maranhão - IFMA - Campus Codó. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, o lócus da investigação foi o IFMA - Campus Codó e participaram da pesquisa quatro professores de Biologia da referida Instituição de Ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário aberto e analisados com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelam que os professores de Biologia buscam diversificar as estratégias de ensino em sala de aula de modo a facilitar a aprendizagem dos estudantes do PROEJA; contudo, relatam que muitos estudantes enfrentam desafios devido ao cansaço acumulado das atividades diárias, ao uso de terminologia científica complexa e à falta de leitura, que prejudica a interpretação de textos. As reflexões sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores apontam para a importância da contextualização das aulas, além do uso de filmes, imagens, temas contemporâneos e atividades práticas em laboratório como formas de melhorar a aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Vanessa, Instituto Federal do Maranhão

Graduanda em Ciências Biológicas – IFMA

Caio, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Educação – UFPI;

Professor do Instituto Federal do Maranhão – IFMA;

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica – PPEEB/UFMA

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Carvalho, V. da S. C. ., & Veloso, C. (2025). O PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO PROEJA. Terra De Pretos: Revista Multidisciplinar, 2(3). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/terradepretos/article/view/26725

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Artigos