EDUCAÇÃO E SAÚDE:

PRÁTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.4

Palabras clave:

Cultura, Saúde, Educação

Resumen

O artigo que segue tem como objetivo central a compreensão da Educação e Saúde em torno das práticas culturais e sua atuação na capacitação profissional, particularmente na área da enfermagem. Como premissa principal produzida, tem-se a ideia de que em situações de doença o corpo é visto como um complexo de significados, direcionados pela cultura e conhecimento do mesmo e enquanto pessoa e enquanto profissionais há de se refletir sobre as dificuldades de cada um em relação a aceitação de intervenções, especialmente no caso de paciente; o cuidado está diretamente vinculado a essência humana, o mesmo não deve apenas ser pensado e falado como um mero objeto inerente a nós. Metodologicamente foi feito estudo descritivo de revisão bibliográfica com utilização da pesquisa bibliográfica.

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Biografía del autor/a

Geruza Silva de Oliveira Vieira Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso

Profesor adjunto de la Universidad Federal de Mato Grosso/Instituto de Ciencias Humanas y Sociales. Post-Doctorado por el Programa de Posgrado Stricto Sensu en Ciencias de la Religión/Escuela de Formación de Profesores y Humanidades - PUC/Goiás. Licenciado en Ciencias Sociales. Máster y Doctorado en Sociología. Profesor titular del Programa de Posgrado en Política Social (Maestría) - PPGPS/UFMT. Tiene énfasis en investigaciones relacionadas con la Sociología Clásica, Sociología Urbana, investigaciones sobre Religión y Suicidio, Trabajo, Sociología de la Educación y Sociología del Trabajo, Políticas Públicas, Políticas Sociales, Violencia Doméstica, Problemas Sociales, Fenómenos Sociales Emergentes. Actúa impartiendo clases en Educación a Distancia - EaD en Graduaciones de Educación Superior y EaD en curso de Administración Pública; Trabaja en clases de cursos de Especialización relacionados con la Dirección Estratégica/Resultados y Gestión de Personas. Experiencia con Evaluación Institucional/CPA. Trabaja como investigadora en el Grupo de Investigación Observatorio de Políticas Públicas/UFMT y en el Grupo de Investigación sobre Trabajo y Sociabilidad y sobre América Latina. Es supervisora ​​de cursos, iniciación científica por el PIBIC/CNPq y en el programa de posgrado en Política Social.

Evelyn Rodrigues Vasques Tavares, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Atenção Primária.

Kemelly Bastos Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem.

Citas

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Publicado

2023-06-09

Cómo citar

VIEIRA, Geruza Silva de Oliveira Vieira; TAVARES, Evelyn Rodrigues Vasques; GONÇALVES, Kemelly Bastos.
EDUCAÇÃO E SAÚDE:: PRÁTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 22, p. 74–96, 9 jun. 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21533. Acesso em: 6 nov. 2024.