EDUCAÇÃO E SAÚDE:

PRÁTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.4

Palavras-chave:

Cultura, Saúde, Educação

Resumo

O artigo que segue tem como objetivo central a compreensão da Educação e Saúde em torno das práticas culturais e sua atuação na capacitação profissional, particularmente na área da enfermagem. Como premissa principal produzida, tem-se a ideia de que em situações de doença o corpo é visto como um complexo de significados, direcionados pela cultura e conhecimento do mesmo e enquanto pessoa e enquanto profissionais há de se refletir sobre as dificuldades de cada um em relação a aceitação de intervenções, especialmente no caso de paciente; o cuidado está diretamente vinculado a essência humana, o mesmo não deve apenas ser pensado e falado como um mero objeto inerente a nós. Metodologicamente foi feito estudo descritivo de revisão bibliográfica com utilização da pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

Geruza Silva de Oliveira Vieira Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião/Escola de Formação de Professores e Humanidades - PUC/Goiás. Graduada em Ciências Sociais. Mestre e Doutora em Sociologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Social (Mestrado) - PPGPS/UFMT. Possui ênfase em pesquisas relacionadas a Sociologia Clássica, Sociologia Urbana, pesquisas sobre Religião e Suicídio, Trabalho, Sociologia da Educação e Sociologia do Trabalho, Políticas Públicas, Políticas Sociais, Violência Doméstica, Questão Social, Fenômenos Sociais emergentes. Atua ministrando aulas no Ensino a Distancia - EaD em Graduações de Ensino Superior e EaD em curso de Administração Pública; atua em aulas de curso de Especialização relacionados à Gestão Estratégica/Resultados e Gestão de Pessoas. Experiência com Avaliação Institucional/CPA. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas/UFMT e grupo de Pesquisa Trabalho e Sociabilidade e sobre América Latina. É orientadora de trabalhos de cursos, de iniciação científica pelo PIBIC/CNPq e no programa de pós-graduação em Política Social.

Evelyn Rodrigues Vasques Tavares, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Atenção Primária.

Kemelly Bastos Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem.

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Publicado

2023-06-09

Como Citar

VIEIRA, Geruza Silva de Oliveira Vieira; TAVARES, Evelyn Rodrigues Vasques; GONÇALVES, Kemelly Bastos.
EDUCAÇÃO E SAÚDE:: PRÁTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 22, p. 74–96, 9 Jun 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21533. Acesso em: 6 nov 2024.