DIÁLOGOS COM DRUMMOND:
O AMOR E SEUS DESDOBRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.6Palabras clave:
Dialogismo, Intertexto, Polifonia, Linguagem, DiscursoResumen
Este artigo objetiva discutir dialogismo e polifonia a partir das várias vozes, das personagens amadas e mal amadas, que se constituem a partir do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade e do diálogo desse com os textos “Os três mal amados” de João Cabral de Melo Neto e “As mulheres da quadrilha”, de Janaína Azevedo. O amor ou a falta de amor é o principal objeto que de entrelaça dos três textos. Com base nas teorias bakhtinianas desenvolvidas por Julia Kristeva e Roland Barthes, observou-se, ainda, que um texto sempre pode ser intertexto de outro, quer pela alusão ou pela rejeição e que esse dialogismo dá sentidos ao discurso, à linguagem, uma vez que todos os textos resultam do cotejo entre as muitas vozes sociais que se deixam perceber, com seus diferenciados conflitos.
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