HUMBERTO DE CAMPOS AUTOBIOGRÁFICO

uma abordagem lejeuniana de Memórias e Memórias Inacabadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.6

Palavras-chave:

Autobiografia, Lejeune, Humberto de Campos.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as obras Memórias e Memórias Inacabadas, de Humberto de Campos, sob a teoria autobiográfica de Philippe Lejeune. Para tanto, utilizamos os dois primeiros ensaios do escritor francês para demonstrar, de maneira prática, a evolução de sua teoria. Dessa forma, utilizamos os trabalhos de Lejeune (2014a; 2014b), Agra (2014), a fortuna crítica sobre as obras analisadas contida em Montello (2018a; 2018b; 2018c) além dos relatos subjacentes de Campos (2010a; 2010b) e Campos Filho (1997). Percebe-se, ao tomar contato com a teoria sobre autobiografia, que Lejeune, ao abandonar a sua hermética posição inicial, consegue postular princípios que proporcionam uma melhor subsunção da teoria ao objeto. Assim, ele amplia os seus estudos não só no que se refere à profundidade da análise dos objetos como também ao rol de objetos estudados. Dessa forma, pode-se analisar a autobiografia de Humberto de Campos sob prismas diferentes oriundos do mesmo teórico.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Dino Costa Cavalcante, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1995), mestrado na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2000) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Tem experiência na área de Estudos Literários, com ênfase em Literatura Brasileira. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Literatura, Literatura e Sociedade e Literatura Maranhense. É membro permanente do corpo docente do Mestrado em Letras da UFMA. Sua linha de pesquisa é Literatura, História e Sociedade.

Mauro Cezar Borges Vieira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (PGLetras/UFMA); membro do Grupo de Estudos em Literatura Maranhense (GELMA/UFMA).

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

CAVALCANTE, José Dino Costa; VIEIRA, Mauro Cezar Borges.
HUMBERTO DE CAMPOS AUTOBIOGRÁFICO: uma abordagem lejeuniana de Memórias e Memórias Inacabadas
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 111–129, 28 Fev 2022 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16683. Acesso em: 6 nov 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários