TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
percepções dos alunos do Curso de Turismo do Campus de São Bernardo, Universidade Federal do Maranhão
Abstract
Este trabalho apresenta uma reflexão crítica acerca da relação entre o Turismo e a Educação Ambiental. No turismo, enquanto campo de conhecimento e prática social e profissional, há um atravessamento do discurso da sustentabilidade ambiental, que traz como pressuposto o desenvolvimento da atividade turística em harmonia com o meio ambiente. Os/as profissionais do Turismo são formados, nos cursos de graduação, com essa perspectiva, que considerem um uso planejado e consciente da natureza, bem como o desenvolvimento de processos formativos de Educação Ambiental. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender como alunos/as do Curso de Bacharelado em Turismo do Campus de São Bernardo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em processo de formação acadêmica, percebem a Educação Ambiental. A metodologia utilizada neste estudo se constitui a partir de levantamento de leitura no campo da Educação Ambiental crítica e sua relação com o Turismo, análise do Projeto pedagógico curricular (PPC) do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo, e informações obtidas com aplicação de questionário construído por meio da plataforma digital google forms, bem como de dados levantados junto à Coordenação do curso em questão. A análise e discussão realizadas neste trabalho, levaram ao entendimento de que os alunos/as em processo de formação, apontam a necessidade sobre a Educação Ambiental no Curso de Turismo e que a Educação Ambiental é fundamental no trabalho de um profissional de turismo e na conservação da biodiversidade.
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