TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
percepções dos alunos do Curso de Turismo do Campus de São Bernardo, Universidade Federal do Maranhão
Resumen
Este trabalho apresenta uma reflexão crítica acerca da relação entre o Turismo e a Educação Ambiental. No turismo, enquanto campo de conhecimento e prática social e profissional, há um atravessamento do discurso da sustentabilidade ambiental, que traz como pressuposto o desenvolvimento da atividade turística em harmonia com o meio ambiente. Os/as profissionais do Turismo são formados, nos cursos de graduação, com essa perspectiva, que considerem um uso planejado e consciente da natureza, bem como o desenvolvimento de processos formativos de Educação Ambiental. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender como alunos/as do Curso de Bacharelado em Turismo do Campus de São Bernardo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em processo de formação acadêmica, percebem a Educação Ambiental. A metodologia utilizada neste estudo se constitui a partir de levantamento de leitura no campo da Educação Ambiental crítica e sua relação com o Turismo, análise do Projeto pedagógico curricular (PPC) do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo, e informações obtidas com aplicação de questionário construído por meio da plataforma digital google forms, bem como de dados levantados junto à Coordenação do curso em questão. A análise e discussão realizadas neste trabalho, levaram ao entendimento de que os alunos/as em processo de formação, apontam a necessidade sobre a Educação Ambiental no Curso de Turismo e que a Educação Ambiental é fundamental no trabalho de um profissional de turismo e na conservação da biodiversidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 DANIELE ALVES DA SILVA, THIAGO PEREIRA LIMA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.