Ethical formative narrativeness in Paul Ricoeur

Authors

  • Herasmo Braga de Oliveira Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROFESSOR PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ -PROFESSOR ADJUNTO DE LETRAS PORTUGUES, UESPI - FLORIANO. http://orcid.org/0000-0003-0129-4015

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n42.2024.25

Keywords:

Paul Ricouer, Ethics, Aesthetics, Narrative, Mimesis

Abstract

In this study we start from the reflection around the narrative and the ideas formulated by Ricoeur, relating to the issues of interpretation, time and ethical and aesthetic elements, to confront the convergence in the narratives in the face of the composition of a poetics in the scope of thought by Paul Ricouer. The analysis will be based on the three volumes of Time and Narrative (2010a, 2010b, 2010c,), The self as another (2014), and Theory of Interpretation (2019). In Ricoeur, the encounter in the narratives of ethics, aesthetics, hermeneutics of the self, recognition of the self through the other, experiencing in depth, what the narratives present to us, the quality of literary prose, the aestheticized intuition, as they all go in the direction of reconfigure the subject, to make him in practice a being of ethical action with people, with the world, by expanding his hermeneutic/interpretive horizons about things.

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Author Biography

Herasmo Braga de Oliveira Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROFESSOR PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ -PROFESSOR ADJUNTO DE LETRAS PORTUGUES, UESPI - FLORIANO.

Atualmente é docente do quadro permanente da pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Piauí, Coordenador do curso de Letras Português do campus Josefina Demes - Floriano (PI), professor Adjunto II, com Dedicação Exclusiva, pela Universidade Estadual do Piauí. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2003), graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2004), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santo Agostinho (2005), Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2008), graduando em Direito pelo Instituto Camilo Filho, Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade (NENN), registrado no Diretório de Pesquisas do CNPQ. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência - PIBID/UESPI. Membro da equipe de Coordenação Adjunta do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) - Literário, da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Inep). Avaliador de livros Didáticos pelo MEC e de revistas acadêmicas. Atua como Crítico Literário na coluna Toda Palavra do jornal Diário do Povo. Faz parte do corpo editorial da revista eletrônica dEsEnrEdoS (ISSN 2175-3903).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nas seguintes linhas: Literatura Brasileira (Neorregionalismo, Literário Brasileiro, Autoficção e Marginalidade), Teoria Literária (estudos da narratividade e mímeses), Literatura Comparada (diálogos entre Literatura e Cinema; Cinema Regionalista e Neorregionalista; Literatura e História) e Literatura e Filosofia (Paul Ricoeur, Alasdair MacIntyre e Walter Benjamin). Tem experiência nas área de História, Literatura Teoria e Critica, Produção Textual e Cinema.    

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Published

2024-08-01

How to Cite

Brito, H. B. de O. . (2024). Ethical formative narrativeness in Paul Ricoeur. Revista Húmus, 14(42). https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n42.2024.25