A narratividade formativa Ética em Paul Ricouer
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n42.2024.25Parole chiave:
Paul Ricouer, Ética, Narrativa, Mimese, EstéticaAbstract
Neste estudo partimos da reflexão em torno da narrativa e das ideias formuladas por Ricoeur, relacionando com as questões da interpretação, do tempo e dos elementos éticos e estéticos, para confrontarmos a convergência nas narrativas diante da composição de uma poética no âmbito do pensamento de Paul Ricouer. A análise terá por base os três tomos de Tempo e Narrativa (2010a, 2010b, 2010c,), O si-mesmo como outro (2014), e Teoria de Interpretação (2019). Em Ricoeur o encontro nas narrativas da ética, estética, hermenêutica de si, reconhecimento de si através do outro, o experenciar em profundidade, o que as narrativas nos apresentam, a qualidade da prosa literária, a intuição estetizada, porquanto todas vão na direção de reconfigurar o sujeito, para torná-lo na prática um ser de ação ética com as pessoas, com o mundo, pela ampliação dos seus horizontes hermenêuticos/interpretativos acerca das coisas.
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