Os obstáculos para a implantação da Educação em Direitos Humanos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n35.2022.5Parole chiave:
direitos humanos, direito humano à educação, educação em direitos humanosAbstract
Este artigo trata da educação em direitos humanos e dos documentos nacionais para a sua implantação no Brasil, e considera-se relevante, pois a educação, enquanto ferramenta eficaz reconhecida para a formação de um indivíduo, é meio efetivo para a plena concretização da dignidade da pessoa humana, haja vista que auxilia o ser humano a compreender suas causas e oferece material para a análise, tomada de decisões e atitudes que certamente contribuirão para amenizar as mazelas sociais contemporâneas. Neste sentido, a educação em direitos humanos contribui na criação de uma cultura de prevenção, fundamental para a erradicação da violação destes, bem como é o meio para efetivamente dar a conhecer e distinguir os referidos direitos para que seja possível atuar a seu favor e, sobretudo, desfrutá-los. Desta maneira, é imprescindível analisar os documentos nacionais para se analisar como é a previsão dentro do ordenamento brasileira da modalidade de ensino em comento. O problema enfoca em responder quais são os documentos nacionais que prevêem a implantação da educação voltada aos direitos humanos. O objetivo geral é apontar os documentos nacionais no Brasil que estabelecem a implantação da educação em direitos humanos e os objetivos específicos são: a) abordar o direito humano à educação; b) apresentar a educação em direitos humanos e os seus objetivos; e c) apontar os documentos nacionais nos quais consta a previsão para a implantação da educação em Direitos Humanos no Brasil. O método de abordagem é de investigação dedutivo e de pesquisa o bibliográfico, através do procedimento de artigo científico para que ao final sejam apresentados os documentos nos quais conste a previsão da implantação da educação em direitos humanos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARTAL, Carolina Ugarte. Las Naciones Unidas y La educación em derechos humanos. Pamplona: Universidad de Navarra, 2004.
BENEVIDES, Maria Victória. Educação em Direitos Humanos: de que se trata?. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/9_benevides.pdf. Acesso em 31 jul. 2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicaocompilado.htm. Acesso em 25 jul. 2020.
DELORS, Jacques. La educación encierra um tesoro. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. Madrid: SANTILLANA-Unesco, 1996.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso em 26 jul. 2020.
DICIO. Dicionário Online de Língua Portuguesa. Disponível em https://www.dicio.com.br/educacao/. Acesso em 31 jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GÓMEZ, María José Albert; CALABUIG, María Garcia Pérez. La educación en derechos humanos a través del ciberespacio. Madrid: Editorial Universitária UNED/Tamos Areces, 2011.
GORCZEVSKI, Clóvis. Direitos Humanos, Educação e Cidadania: conhecer, educar, praticar. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2016.
GORCZEVSKI, Clóvis; MARTIN, Nuria Belloso. Educar para os direitos humanos: Considerações, Obstáculos, Propostas. São Paulo: Atlas, 2015.
LÓPEZ, A. Martínez-Carbonell. Claves educativas para responder a lós actuales retos de Europa. Persona y Derecho, v. 66, 2012, p. 218.
MAGRI, Cledir Assissio. A educação em Direitos Humanos: uma abordagem a partir de Paulo Freire. Mestrado em Educação. UPF– UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO, 2010. Disponível http://tede.upf.br/jspui/bitstream/tede/713/1/2010CledirAssisioMagri.pdf. Acesso em 04 ago. 2020.
MAGRI, Cledir Assissio. A educação em Direitos Humanos: uma abordagem a partir de Paulo Freire. REP – Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, RS, v. 19, n. 01, p. 44-66, 2012.
MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=OWQE. Acesso em: 31 jul. 2020.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Justiça internacional. São Paulo: Saraiva, 2010.
PIOVESAN, Flávia; FACHIN, Melina, Girardi Fachin. Educação em Direito Humanos no Brasil: desafios e perspectivas. Revista Jurídica da Presidência. Brasília, v. 19, n. 117, Fev./Maio 2017.
ROIG, Rafael de Asís. Palabras Previas. In: RIBIOTA. Silvina (ed.) Educación em Derechos Humanos. La assignatura pendiente. Madrid: Dykinson, 2006.
RUBIO, David Sanchez. Educación para La ciudadanía y lós derechos humanos. Propuesta didática. Madri: Algaida, 2007.
SANTOS JORNA ESCOBERO, Presidente da Secção Espanhola da Anistia Internacional. In: Presentación. Educación em Derechos Humanos. Propuestas Didáticas. Madri: Sécción Española de Amnistia Internacional, 1995.
SAVIANI, Demerval. Educação, cidadania e transição democrática. In: COVRE, Maria de Lourdes Manzini, org. A cidadania que não temos. São Paulo. Brasiliense, 1986.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista Húmus
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.