Os fios invisíveis que entrelaçam as realidades borradas em As Babas do Diabo, de Julio Cortázar e sua adaptação, Blow-Up, de Michelangelo Antonioni

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.02

Palavras-chave:

Adaptação, Literatura Comparada, As Babas do Diabo, Blow-Up

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparada do conto As Babas do Diabo (publicado em 1959), do escritor argentino Julio Cortázar, e sua adaptação fílmica, Blow-Up (lançado em 1966), do diretor italiano Michelangelo Antonioni. A metodologia é uma análise comparativa, focando na estrutura narrativa de cada obra, levando em conta, em especial, os seguintes elementos: enredo, personagens, tempo, espaço, focalização e imagens. Para fundamentar a análise, uma breve revisão de literatura sobre adaptação e teoria fílmica é apresentada, fundamentada em Linda Hutcheon (2006), Deborah Cartmell (2012), Julie Sanders (2005), Linda Seger (1992) e Thomas Leitch (2012). Em relação a nossos resultados, percebemos que a teoria de adaptação de Hutcheon descreve de maneira bastante apropriada como ocorre o processo de adaptação, levando em consideração seus múltiplos aspectos, mantendo sempre em mente o valor de ambas as obras como entidades intertextuais que se enriquecem mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Wizniewsky Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Estudos Literários pela UFSM.

 

Ezequiel Lucena de Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando, 9º semestre do curso Letras – Língua Inglesa (Lic) – D do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  Área de atuação: Teoria Literária.

Referências

ANTONIONI, Michelangelo, Blow-Up [film]. Metro-Goldwyn-Mayer, 1966.

ARISTOTLE, Aristotle in 23 Volumes. Translated by Hugh Tredennick. Cambridge: Harvard University Press, 1989.

BENJAMIN, Walter. The task of the translator. In: BIGUENET, John; SCHULTE, Rainer. Theories of translation. Chicago: University of Chicago Press, p. 71–92, 1992.

BIRFACT. (n.d.). Swift Diet. Available at: <https://birdfact.com/articles/swift-diet>. Accessed on: July 19, 2024.

CARTMELL, Deborah. A companion to literature, film and adaptation. St. Louis: Blackwell Companies, 2012.

CORTÁZAR, Julio, Las Babas del Diablo. In: CORTÁZAR, Julio. Las Armas Secretas. Buenos Aires: Editora Sudamericana, p. 77-98, 1969.

FISCHLIN, Daniel; FORTIER, Mark. Adaptations of Shakespeare: A critical anthology of plays from the seventeenth century to the present. London and New York: Routledge, 2000..

GARCILEON. Curiosidades 1: Babas del Diablo / Hilos de la Virgen. Sin ir Más Lejos., 2012. Avaialbe at: <http://garcileon-sinirmaslejos.blogspot.com/2012/01/curiosidades-1-babas-del-diablo-vs.html>. Accessed on: July 23, 2024.

GENETTE, Gérard. Narrative Discourse: An essay in method. New York: Cornell University Press, 1980.

HUTCHEON, Linda. A theory of adaptation. New York: Routledge, 2006.

JAUSS, Hans. Toward an Aesthetic of Reception. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982.

LEITCH, Thomas. Adaptation and Intertextuality, or, What isn’t an Adaptation, and What Does it Matter? In: CARTMEL, Deborah. A companion to literature, film and adaptation. St. Louis: Blackwell Companies, p. 87-104, 2012.

LOCONSOLE, Maria; REGOLIN, Lucia. Are prime numbers special? Insights from the life sciences, Biol Direct, n. 17, v. 11: 1-9, 2022.

METZ, Christian. Film language: A semiotics of the cinema. Translated by. Michael Taylor. New York: Oxford University Press, 1974.

SANDERS, Julie. Adaptation and appropriation. New York: Routledge, 2005..

SEGER, Linda. The art of adaptation: Turning fact and fiction into film. New York: Henry Holt and Company, 1992.

STAM, Robert. Beyond Fidelity: The Dialogics of Adaptation. In: NAREMORE, James. Film Adaptation, New Brunswick: Rutgers, p. 54-76, 2000.

WOOLF, Virginia. Monday or Tuesday. In: WOOLF, Virginia. Monday or Tuesday, New York: Dover Publications, p. 17-18, 1997.

WOOLF, Virginia. The movies and reality, New Republic, n. 47, p. 308-310, 1926.

Downloads

Publicado

2025-02-18

Como Citar

WIZNIEWSKY AMARAL, João Pedro; LUCENA DE FARIAS, Ezequiel.
Os fios invisíveis que entrelaçam as realidades borradas em As Babas do Diabo, de Julio Cortázar e sua adaptação, Blow-Up, de Michelangelo Antonioni
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–21, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24200. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e outras mídias: modos e formas de adaptação no século XXI