O som e a fúria de um papagaio shakesperiano

uma leitura intermidiática de A décima segunda noite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.20

Palavras-chave:

Intermidialidade, Referência intermidiática, Paródia, Verissimo, Shakespeare

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a representação das midialidades sonoras e a constituição da paródia no romance A décima segunda noite, de Luis Fernando Verissimo, obra que toma como ponto de partida os eventos e personagens da peça cômica Noite de Reis, de William Shakespeare. A análise foca especialmente em como a narrativa literária brasileira integra e ressignifica referências a diversas mídias sonoras, como a música, o gravador de voz e a oralidade, criando uma camada adicional de significados. Perbece-se que, através das referências intermidiáticas, Verissimo constrói um discurso narrativo centrado na repetição paródica, reconfigurando elementos da comédia shakesperiana e acentuando o caráter carnavalesco de sua própria obra. Pode-se concluir que a intermidialidade presente no romance não apenas enriquece o tecido narrativo, mas também abre novas possibilidades interpretativas, permitindo reflexões e críticas de ordem metamidiática.

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Publicado

2025-02-19

Como Citar

NÓBREGA, Caio Antônio.
O som e a fúria de um papagaio shakesperiano: uma leitura intermidiática de A décima segunda noite
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–20, 19 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24317. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e outras mídias: modos e formas de adaptação no século XXI