O som e a fúria de um papagaio shakesperiano
uma leitura intermidiática de A décima segunda noite
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.20Palabras clave:
Intermidialidade, Referência intermidiática, Paródia, Verissimo, ShakespeareResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a representação das midialidades sonoras e a constituição da paródia no romance A décima segunda noite, de Luis Fernando Verissimo, obra que toma como ponto de partida os eventos e personagens da peça cômica Noite de Reis, de William Shakespeare. A análise foca especialmente em como a narrativa literária brasileira integra e ressignifica referências a diversas mídias sonoras, como a música, o gravador de voz e a oralidade, criando uma camada adicional de significados. Perbece-se que, através das referências intermidiáticas, Verissimo constrói um discurso narrativo centrado na repetição paródica, reconfigurando elementos da comédia shakesperiana e acentuando o caráter carnavalesco de sua própria obra. Pode-se concluir que a intermidialidade presente no romance não apenas enriquece o tecido narrativo, mas também abre novas possibilidades interpretativas, permitindo reflexões e críticas de ordem metamidiática.
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