CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO - LITERATURA E OUTRAS MÍDIAS: MODOS E FORMAS DE ADAPTAÇÕES NO SÉCULO XXI

2024-08-09

Partindo da tradução linguística, tradução intersemiótica, intermidialidade, estudos comparados e outras áreas do conhecimento, o termo adaptação é amplamente conhecido por diferentes públicos. Como sinônimo de ajustar, tornar adequado e transpor de uma determinada linguagem para outra, a adaptação deve ser repensada em diferentes contextos, sejam eles linguísticos, artísticos e sociais. Sua própria definição em dicionários já nos leva a (re)pensar seu caráter plurissignificativo: o produto adaptado a partir do texto fonte, o processo de adaptar, comparações e recepções entre textos envolvidos no processo e principalmente a expansão ou redução dos textos/mídias envolvidas e suas implicações.

A pluralidade de sentidos e ideologias que cercam a adaptação gera debates contínuos não apenas no meio acadêmico. Do juízo de valor ainda atrelado à (in)fidelidade às discussões em torno da sacralidade, deformação, profanação do texto fonte (STAM, 2006; 2008), a adaptação deve abordar “contextos de criação e recepção são tanto materiais, públicos e econômicos quanto culturais, pessoais e estéticos” (HUTCHEON, 2013, p. 54), principalmente num momento de intensa popularidade de plataformas de streaming e da multiplicidade de conteúdos adaptados para o cinema e para séries televisivas, mídias já consolidadas ao longo do século XX.

Essa edição especial da Revista Afluente objetiva reunir pesquisas que debruçam sobre a literatura em diálogo(s) intertextuais com outros sistemas semióticos e outras mídias contemporâneas, priorizando, sobretudo, estudos da adaptação audiovisual. Repensar esse fenômeno já cristalizado na cultura de massa é central em debates contemporâneos sobre a literatura e estudos interartes. Assim, espera-se reunir artigos que se explorem questões conceituais, metodológicas e críticas sobre a adaptação entre literatura, cinema e audiovisual, fotografia, pintura, HQs e graphic novels, mangás, música, audiobooks, podcasts, videogames e outras formas midiáticas.

 

Organizadores: Prof. Dr. Auricélio Soares Fernandes (UEPB - UFMA) / Prof. Dr. Dilson Cesar Devides (UFMA)

Prazo para submissão: 30 de outubro de 2024 

 

Referências:

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. 2. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 51, p. 019-053, jul./dez. 2006.

STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.