Reflections about the interference of speech in the reading of eighth and ninth grade students at a public school in the city of Imperatriz-MA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.34

Keywords:

Sociolinguistics, linguistic variation, reading

Abstract

This research investigated the phenomena that occur in the oral speech of eighth and ninth grade students at a peripheralpublic school in the city of Imperatriz – Maranhão. It analyzed whether when the student reads, he transfers marks from
speaking toreading or whether he has monitored reading and is faithful, phonetically, to what is written. To this end, qualitative research of anethnographic nature was carried out. The analysis is based on theorists such as Castilho (2021); Labov (1972, 2008); Bortoni-Ricardo, (2014, 2021); Bagno (2012), interallia, and official documents that govern Brazilian basic education. The research shows the existence oflinguistic variety in the classroom and traces of orality in students' reading. The collaborating students were from a peripheral
school,which has less access to language considered to be cultured, so they tend to vary more when using the language orally, even whenreading. It was also found that the school does not have a library, so reading is not practiced regularly by students. It is then up tomanagers to provide the necessary conditions for reading to be practiced regularly, as it should. When the student understandslinguistic aspects more, when he reads and understands, he can do better in all curricular components. He will better master the use ofthe cultured modality of speaking and writing and will be more faithful to what is written when he reads it. This study is consideredrelevant not only because the official legislation concerning language teaching in basic education shows the need to reflect on languagephenomena, especially those related to the issue of linguistic variety and variation, but because it can collaborate with the work teacher,presenting reflections on the students’ use of the language

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Author Biographies

Maria da Guia Taveiro-Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

É professora (Adjunto IV) de Linguística, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, onde atua no Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras – CCHSL, e no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLe no Mestrado Profissional em Letras. É formada em Letras Português e Inglês, pela Universidade Estadual do Maranhão (1988) e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão (2001). É mestre em Educação (2007), pela Universidade de Brasília e doutora em Linguística (2012), pela mesma Universidade. Fez estágio de doutorado, financiado pela CAPES, na Universidade da Califórnia em Los Angeles – UCLA, USA, (2010-11), Participou do curso de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, financiado pela CAPES, no Instituto de Educação – IOE, da universidade de Londres, UK, (2012). Tem experiência na área de Linguística (Sociolinguística), focalizando Educação e Linguística – formação de professores –, trabalhando temas como: educação em língua materna; letramento e formação de professores; alfabetização; etnografia de sala de aula. Como pesquisadora, é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos – NELLI. Atualmente é coordenadora de dois projetos Universais de Pesquisa, com fomento: um estadual (FAPEMA) e um nacional (CNPq). Como extensionista, é coordena de um projeto de Extensão (PIBEXT), em escolas públicas de Ensino Médio, em Imperatriz. Orienta bolsistas e voluntários de iniciação científica (IC) e de extensão, bem como bolsista do Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional – BATI. É consultora ad hoc de agências de fomento (FAPEMA, CNPq e Cebraspe) e revisora de revista especializada (Domínios de Lingu@gem, da UFU). Suas publicações incluem artigos, capítulos de livros, apresentação de obras e os livros, “Letramento e linguagem em escola rural” e “Experiência de vida e letramento”. Na área administrativa, responde pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PROPGI. Outras informações podem ser encontradas no currículo.

Laila da Silva Feitosa , Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas e docente da Educação Básica.  pesquisadora da linha de pesquisa Linguagem e Sociedade, do grupo de estudos Linguísticos do Maranhão - GELMA

Neliane Raquel Macedo Aquino, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/2019). Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/2014). Especialista em Educação de Jovens, Adultos e Idosos pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/2014). Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação Digital pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP/2012). Graduada em Letras Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/2010). Atualmente é professora de português e inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus de Imperatriz. Tem experiência na área de Linguística e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: A importância da Leitura para diferentes contextos; Uso de recursos de metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais para o ensino e aprendizagem de língua e literatura. Ensino e Aprendizagem de Línguas. Fonética e Fonologia. Modelos de Aquisição de Linguagem.

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Published

2023-09-30

How to Cite

TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia; FEITOSA , Laila da Silva; AQUINO, Neliane Raquel Macedo.
Reflections about the interference of speech in the reading of eighth and ninth grade students at a public school in the city of Imperatriz-MA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 353–377, 30 Sep. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21722. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções