The deferred text under analysis

an intralingual, intermodal andmultisemiotic translation of Little Red Riding Hood into libras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.14

Keywords:

Translation policies, Deferred text, Interlingual, intermodal, and multisemiotic translation

Abstract

The disciplinary field of Translation Studies has been expanding each year through new research and increasingly detailedexaminations of the translation process. Translation policies are gaining new perspectives, among which we highlight the deferred text asa break from the "scriptocentric" culture, and as an opportunity to document video-recorded texts in sign languages, as well as its use asa resource for translating written texts into sign languages. In this context, we propose an analysis of the interlingual, intermodal, andmultisemiotic translation of the story "Little Red Riding Hood" into Brazilian Sign Language (Libras), carried out by the translator HeloiseGripp Diniz, as educational material for teaching literature to the deaf. This translation is available in the collection Education of the Deaf,held by the National Institute of Deaf Education (INES). For the analysis, we rely on a literature review primarily based on Peluso (2015;2018), Santos and Francisco (2018), Diniz (2003), Campos (1986), Rodrigues (2013), and Barbosa (2020), among others. Finally, we presentour concluding remarks with some contributions to the analysis of deferred texts within the field of Translation Studies.

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Author Biographies

Victor Hugo Lima Nazário, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Estudos da Tradução no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina - PGET/UFSC, 2024. Bolsista CAPES (2024-2028). Mestre em Estudos da Tradução - PGET/UFSC, 2024. Bolsista CAPES (2023-2024). Desenvolve pesquisa sobre Tradução Comentada e é membro do Núcleo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais e Vocais - INTERTRADS, registrado no CNPq. Integrante dos Projetos: Observatório da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais - OTRADILIS, 2023; Cienciometria dos Estudos da Tradução e Interpretação, 2023 e; Tradução comentada: princípios científicos e pedagógicos, 2020. Tradutor e Intérprete de Libras e Português, membro da Associação Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais - Acatils. Cursa Bacharelado em Letras-Libras - Língua Brasileira de Sinais, na UFSC, 2021. É Especialista em Tradução e Interpretação da Libras, pela Faculdade Santo André - FASA, 2017 e em Educação de Surdos/Libras - FASA, 2016. É Licenciado em Letras-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre - UFAC, 2011 e em Letras-Inglês - UFAC, 2010. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0359-1056

Neiva de Aquino Albres, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Língua de Sinais Brasileira - DLSB e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução - PGET da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Estudos da Tradução e interpretação de Libras.Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais - (InterTrads-UFSC) registrado no CNPq.Coordenadora geral do Programa de Extensão OTRADILIS - Observatório da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais.Possui Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2018), doutorado em EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar ( 2010- 2013 - Bolsa CNPQ), mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2004-2005 - Bolsa CAPES). Especialização em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal - UNIDERP (2005). Graduação em NORMAL SUPERIOR pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2003) e graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (1999). Tem experiência na formação e professores de Libras e no desenvolvimento de material didático dessa língua (FENEIS/SP e Letras Libras -UFSC) e na formação de tradutores/intérpretes de Libras em cursos de graduação e especialização. Docência e coordenação pedagógica em escolas bilíngues para surdos. Consultora de projetos em linguística aplicada e na assessoria para implementação de educação bilíngue em secretarias municipais e estaduais de educação.Tem se dedicado a pesquisas no campo da análise de implementação de educação inclusiva e educação bilíngue para surdos, processos de tradução e interpretação de Libras e português e de ensino de Libras. Assim como Didática da Tradução e formação de tradutores. Tradução de literatura em Libras.Vencedora do 1 Lugar do 56 Prêmio JABUTI área de Educação com o livro "Tenho um aluno surdo e agora?" Ed. UFSCar - livro em coautoria com o grupo de pesquisa "Surdez e abordagem bilíngue". Membro Associação Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (ACATILS) e do GT de Libras da Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll). Membro do Comitê Científico do Congresso Brasileiro de Educação Especial; e Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (UFSCar Edições 2010, 2012, 2014, 2016). Membro do Comitê Cientifico do Congresso Nacional de Pesquisas em tradução e interpretação de libras e língua portuguesa; e Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais (UFSC Edições 2014, 2016, 2018, 2022). 4 Seminário Franco-Brasileiro de Estudos Surdos:Línguas de Sinais, Artes e Tradução e Interpretação (UFSC 2022). Membro do Comitê Científico do 8 Encontro Nacional dos Estudantes do Letras Libras 2014. Membro do Comitê Científico do Seminário Letras Libras ( UFSC - Edições 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022).

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Published

2025-02-18

How to Cite

LIMA NAZÁRIO, Victor Hugo; DE AQUINO ALBRES, Neiva.
The deferred text under analysis: an intralingual, intermodal andmultisemiotic translation of Little Red Riding Hood into libras
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–24, 18 Feb. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24974. Acesso em: 10 mar. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Literatura e outras mídias: modos e formas de adaptação no século XXI