Sociolinguística e o ensino de língua portuguesa: uma abordagem pedagógica para sala de aula

Autores/as

Palabras clave:

Sociolinguística, Ensino, Variedade linguística, Língua Portuguesa

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir o uso das variedades linguísticas em sala de aula. Nessa direção, o intento é promover uma reflexão crítica acerca da Sociolinguística aplicada ao ensino, ou seja, a Sociolinguística Educacional. Uma vez que, a Sociolinguística investiga o fenômeno da diversidade linguística, a qual se realiza em quatros níveis, que serão abordados nesse estudo. A proposta, portanto, é compreender como os professores de Língua Portuguesa da Educação Básica utilizam a Sociolinguística em sala de aula e de que forma eles promovem essa discussão, se está sendo produtiva ou não. E, como nós, pesquisadores, podemos favorecer subsídios para melhorar tais aulas. Esta pesquisa está ancorada em alguns referenciais teóricos, como Rodolfo Ilari (2001), Marcos Bagno (2004, 2008), Maria Cecília Mollica (2004), entre outros. Além, também, de alguns documentos educacionais como os PCNs (1997). Para apresentar a relevância da Sociolinguística em sala de aula buscar-se-á aplicar as teorias, que fundamentarão este trabalho, à heterogeneidade linguística, a qual ocorre em virtude da língua ser viva, dinâmica e estar em constante evolução. Nesse viés, explora-se, ainda, questões como o preconceito linguístico. Salientando, inclusive, a importância do trabalho do docente frente a essa problemática. Busca-se, portanto, propiciar uma reflexão crítica acerca da diversidade linguística e sua concreta aplicação na prática de sala de aula. Destarte, almeja-se contribuir positivamente para o ensino de língua portuguesa.

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Biografía del autor/a

Ellem Kyara Pessoa dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2016). Cursou as Pós-Graduações, em nível de Especialização, em Gramática, Produção e Revisão de Textos pela UESSBA - Unidade de Ensino Superior da Bahia (2018) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana (2019). É Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020). Atualmente, cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB na linha de pesquisa Estudos Semióticos. É integrante do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF). Realiza pesquisas nas áreas de Literatura e Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Regional/Popular, Análise Lexicológica, Linguagem e Ensino.

Maria do Socorro Silva de Aragão, Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Universidade Federal do Ceará - UFC.

Possui Graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Regional do Nordeste (1969), Mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1973) e Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1974).Pós-Doutorado na Université de Paris Sorbonne Nouvelle (1976-1977). Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (1976/1978). Pós-Doutorado na Central Connecticut State University - USA (1989/1990).Atualmente é Professor Visitante Titular da Universidade Federal do Ceará e Professor Voluntário Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Lingüística e Literatura, com ênfase em Sociolingüística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Dialetologia, Atlas Linguísticos, Falares Regionais, Fonética e Fonologia, Língua Portuguesa e Literatura Regiona

Citas

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Publicado

2020-06-16

Cómo citar

PESSOA DOS SANTOS, Ellem Kyara; SILVA DE ARAGÃO, Maria do Socorro.
Sociolinguística e o ensino de língua portuguesa: uma abordagem pedagógica para sala de aula
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 307–323, 16 jun. 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/13958. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos