Sociolinguística e o ensino de língua portuguesa: uma abordagem pedagógica para sala de aula
Palavras-chave:
Sociolinguística, Ensino, Variedade linguística, Língua PortuguesaResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir o uso das variedades linguísticas em sala de aula. Nessa direção, o intento é promover uma reflexão crítica acerca da Sociolinguística aplicada ao ensino, ou seja, a Sociolinguística Educacional. Uma vez que, a Sociolinguística investiga o fenômeno da diversidade linguística, a qual se realiza em quatros níveis, que serão abordados nesse estudo. A proposta, portanto, é compreender como os professores de Língua Portuguesa da Educação Básica utilizam a Sociolinguística em sala de aula e de que forma eles promovem essa discussão, se está sendo produtiva ou não. E, como nós, pesquisadores, podemos favorecer subsídios para melhorar tais aulas. Esta pesquisa está ancorada em alguns referenciais teóricos, como Rodolfo Ilari (2001), Marcos Bagno (2004, 2008), Maria Cecília Mollica (2004), entre outros. Além, também, de alguns documentos educacionais como os PCNs (1997). Para apresentar a relevância da Sociolinguística em sala de aula buscar-se-á aplicar as teorias, que fundamentarão este trabalho, à heterogeneidade linguística, a qual ocorre em virtude da língua ser viva, dinâmica e estar em constante evolução. Nesse viés, explora-se, ainda, questões como o preconceito linguístico. Salientando, inclusive, a importância do trabalho do docente frente a essa problemática. Busca-se, portanto, propiciar uma reflexão crítica acerca da diversidade linguística e sua concreta aplicação na prática de sala de aula. Destarte, almeja-se contribuir positivamente para o ensino de língua portuguesa.
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