O ensino produtivo de gramática: desafios e possibilidades
Palabras clave:
Análise Linguística, Material Didático.Resumen
Propomos discutir o ensino da gramática no contexto escolar atual, sob o enfoque da abordagem produtiva de ensino (HALLIDAY, MCINTOCH, STREVES, 1974). Não obstante todos os estudos empreendidos na formação inicial e continuada concernentes à análise linguística, nota-se uma grande dificuldade em propor atividades efetivamente produtivas relacionadas ao ensino da língua, seja se considerarmos o material didático relacionado à temática, no qual o tratamento do objeto de ensino segue o modelo prescritivo, ainda que com a pretensão de ser produtivo, seja nas escolhas metodológicas do professor quando a gramática é topicalizada na aula. Assim, propomos reflexões sobre o ensino de gramática, à luz de contribuições dos autores da Linguística Aplicada (TRAVAGLIA, 2009; POSSENTI, 1996; GERALDI, 1997; NEVES, 2002). Visamos apresentar parâmetros plausíveis para ressignificar o ensino de gramática a fim de que tenhamos uma prática formativa pautada no engajamento do aluno, através da qual o sujeito aprendiz participe da construção do conhecimento e que, portanto, adquira habilidades para colocar em uso esses saberes nas práticas sociais (BAKHTIN, 2003).
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras do caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1951/1953].
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva. 6º ano. São Paulo: Atual, 2012.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
HALLIDAY, Michael, McINTOSH, Angus; STREVENS, Peter. As ciências linguísticas e o ensino de línguas. Tradução de Myriam Freire Morau. Petrópoles: Vozes, 1974.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: UNESP, 2002.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola, 2012.
PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neuza Teresinha. Gramática: teoria e atividades. São Paulo: FTD, 2014.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.