MODALIZAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO

a modalização como estratégia para a construção do discurso argumentativo no gênero editorial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n21.2022.17

Palabras clave:

Argumentação, Discurso argumentativo, Gênero editorial, Modalização

Resumen

Buscando saber de que forma o uso de modalização contribui para a construção do discurso argumentativo no gênero editorial, neste artigo, objetivamos analisar o uso de modalizações lógicas, deônticas e apreciativas no discurso argumentativo de editorial, à luz da Análise do Discurso, do Interacionismo Sociodiscursivo e do estudo da Argumentação. Para tanto, fundamentamo-nos nas noções de Argumentação, com os estudos de Amossy (2011), Charaudeau (2016) e Fiorin (2016); nas compreensões sobre o gênero editorial de Arbex Jr. (1992), Koche, Boff e Marinello (2014) e Pereira e Rocha (2006) e nas formulações sobre modalização de Coracini (1991) e Bronckart (2007). Como corpus, recorremos ao editorial Justiça Conveniente do jornal Folha de S. Paulo, publicado em 13 de julho de 2020. Quanto à abordagem metodológica, recorremos à pesquisa bibliográfica e ao método de análise interpretativista, numa abordagem qualitativa. Como resultados, constatamos o uso de modalizações lógicas, deônticas e apreciativas, que, em princípio, expressam a subjetividade do sujeito-enunciador, mas também podem criar efeito de objetividade. Com elas, aquele que argumenta avalia, aprecia, critica, evidencia, explica, constata, contradiz fatos, se aproxima ou se afasta de enunciados, defende, sugere e impõe pensamentos. Assim, as modalizações mostram-se como verdadeiras estratégias argumentativas, ajudando na construção do discurso argumentativo de editorial, uma vez que por meio delas o sujeito-enunciador se insere dentro do enunciado, de forma mais ou menos acentuada, para defender sua posição, seus interesses, de forma a persuadir o sujeito-enunciatário.

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Biografía del autor/a

Deymika de Carvalho Florêncio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal (PGLB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsita da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Paulo da Silva Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE. Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Campus Bacabal (PGLB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2022-09-17

Cómo citar

FLORÊNCIO, Deymika de Carvalho; LIMA, Paulo da Silva.
MODALIZAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO: a modalização como estratégia para a construção do discurso argumentativo no gênero editorial
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 7, n. 21, p. 33–58, 17 sep. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16735. Acesso em: 21 nov. 2024.