LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA:

PROPOSIÇÃO À CONSTRUÇÃO DO LEITOR-PROBLEMATIZADOR COM A LITERATURA E A FILOSOFIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.31

Palabras clave:

leitor-problematizador, Literatura, Filosofia

Resumen

No ambiente escolar, ainda podemos identificar a falta de interesse dos estudantes por obras literárias, bem como as dificuldades de leitura e compreensão de textos independente do gênero textual trabalhado em sala de aula. Nesse sentido, o presente artigo, de natureza teórico-bibliográfica, tem como objetivo discutir a concepção de leitor-problematizador, sob a abordagem interdisciplinar entre Literatura e Filosofia[1], apresentando uma proposição ao ensino de leitura escrita, a partir da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus.  Acreditamos que a construção do perfil leitor-problematizador pode oportunizar experiências de ensino-aprendizagem que fomentem a atividade de leitura e escrita enquanto experiência formadora e emancipatória do sujeito, visando à formação não apenas de leitores críticos de sua realidade, mas capazes de confrontá-la e transformá-la.

 

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Biografía del autor/a

Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020).Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA) e no Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLE/UEMA). É Pesquisadora Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e na Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: Formação inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

 

Leonardo Silva Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT - UFMA). Atualmente é professor de Filosofia EBTT do Instituto Federal do Maranhão Campus Viana. Lecionou a disciplina de Filosofia do direito no curso de Direito pelo Instituto Florence Ensino Superior. Foi professor substituto pela Universidade Estadual do Maranhão. Tem como objeto de Estudo e interesse: Estética (A querela do teatro no séc. XVIII: Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Diderot), Antropologia (A dimensão da angústia e desespero na formação do homem a partir da filosofia de Sören Aabye Kierkegaard), Ética (Indivíduo e Alteridade em Kierkegaard a partir dos estudos em as obras do Amor), Política (Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau) e Filosofia da Educação (Dermeval Saviani, filosofia da educação em Platão, Filosofia da Educação Iluminista, teoria crítica e educação). Também se interessa por temas envolvendo questões étnico-raciais e estudos sobre gênero (a temática étnico-racial como tema gerador nas aulas de Filosofia do Ensino Médio) 

Citas

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Publicado

2023-11-07

Cómo citar

MARTINS, Ana Patrícia Sá; SOUSA, Leonardo Silva.
LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA:: PROPOSIÇÃO À CONSTRUÇÃO DO LEITOR-PROBLEMATIZADOR COM A LITERATURA E A FILOSOFIA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 282–306, 7 nov. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21214. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções