CURRÍCULO E IDENTIDADE INDÍGENA:

UMA ABORDAGEM SOBRE UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.16

Palabras clave:

Currículo, Cultura, Identidade Indígena, Livro Didático

Resumen

O artigo consiste em uma abordagem a um livro didático de geografia, considerando-o como emblemático de uma política curricular mais ampla. Para isto, são utilizados aportes teóricos decoloniais, relacionados aos estudos de Grosfoguel e Canclini, e pós-estruturalistas, associados à teoria do discurso, de Laclau e Mouffe. No campo do currículo, são incorporados estudos de autoras como Lopes e Macedo, para pensar o currículo como produção discursiva. Com tais contribuições, é defendida a importância da contestação de discursos que tendem a favorecer, por meio da reiteração de estereótipos, a interpretação de que a identidade indígena é fixa e padronizada.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo Heleno Camilo Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PRoPEd/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEDU/UFR). É líder do NECSUS (Núcleo de Estudos em Currículo, Culturas e Subjetividades/DGP-CNPq).

Delmaci Souza da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Araguaia

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Araguaia (UFMT/CUA).  Membro do NECSUS (Núcleo de Estudos em Currículo, Culturas e Subjetividades/DGP-CNPq).

Citas

BASTOS LOPES Danielle, O DIREITO DE ESTUDAR O INDÍGENA: SEDUÇÃO, ESTRANHAMENTOS E DIFERENÇA EM SALAS DE AULA, Cad. Cedes, Campinas, v. 39 n. 109, p. 277-296, set. Dez. 2019.

BACKES, José Licínio; OS ESTUDOS ÉTNICO-RACIAIS E A RESSIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 13 - n. 1 - p. 15-23 / jan-abr 2013.

BACKES, José Licínio, PAVAN Ruth, O Currículo e as identidades/diferenças indígenas: normalização, invisibilidade e subalternização, R. Educ. Públ. Cuiabá v. 26 n. 61 p. 95-110 jan./abr. 2017.

BACKES Jose Licínio, PAVAN Ruth, A DESCONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES COLONIAIS SOBRE A DIFERENÇA CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES INTERCULTURAIS: um desafio para a formação de educadores; Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.108-119, Jul/Dez 2011.

BACKES, José Licínio, PAVAN Ruth, O Currículo e as identidades/diferenças indígenas: normalização, invisibilidade e subalternização, R. Educ. Públ. Cuiabá v. 26 n. 61 p. 95-110 jan./abr. 2017.

BREDA, Thiara, Vichiato. POLÍTICAS CURRICULARES EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INDÍGENA COM/NA/PELA DIFERENÇA. Ciência Geográfica - Ensino - Pesquisa - Método (Seção Bauru / Associação dos Geógrafos Brasileiros / Editora Saraiva) - Bauru / São Paulo – SP Ano XXIV. Vol. XXIV – Nº 1 Janeiro-Dezembro/2020

COSTA Hugo Heleno Camilo, O POVO DA GEOGRAFIA COMO RESPOSTA NA POLÍTICA DE CURRÍCULO, Para Onde!?, Porto Alegre, v.10, n.2, p.135-141, 2018. Edição Especial com artigos publicados originalmente na XII ENANPEGE http://seer.ufrgs.br/paraonde.

COSTA, Hugo Heleno Camilo, TEORIA CURRICULAR E GEOGRAFIA: convites à reflexão sobre a BNCC; Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 17, p. 86-108, jan./jun., 2019.

COSTA, Hugo Heleno Camilo, LOPES Alice Casimiro, A Geografia na política de currículo: quando a integração reafirma a disciplina, Pro-Posições, v. 27, n. 1 (79), p. 179-195, jan. e abr. 2016

COSTA, Hugo Heleno Camilo, LOPES Alice Casimiro, A comunidade disciplinar em Goodson: impasses em um registro pós-estrutural; Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 67 out.-dez. 2016.

COSTA Hugo Heleno Camilo, PEREIRA Talita Vidal, Sentidos De Interdisciplinaridade Articulados Nas Políticas De Currículo: o caso das disciplinas Ciências Naturais e Geografia; Pelotas [44]: 293 - 318, janeiro/abril 2013.

CLAUDIA, Magalhães; [et al] Projeto Apoema, 6º, 7º, 8º, 9º ano - 2ª, ed, - São Paulo:

Editora do Brasil, 2015.

DIAS, Rosanne Evangelista, ABREU, Rosana Gomes de; Produção de políticas curriculares de formação de professores para a escola básica, In; Políticas de currículo e escola / Carlos Eduardo Ferraço, Carmem Teresa Gabriel, Antônio Carlos Amorim (organizadores). -- Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2012. (E-book GT Currículo)

FREIRE José Ribamar, CINCO IDEIAS EQUIVOCADAS SOBRE O ÍNDIO, REVISTA ENSAIOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – 2016.2 / VOL. 01.

GARCIA Canclini, Néstor, Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da

Modernidade/Néstor García Canclini; tradução Heloisa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; tradução da introdução Gênese Andrade- 4ª, ed, 8, reimp, - São Paulo; Editora da Universidade Federal de São Paulo, 2019.

GOMES Maria Margarida, SELLES Sandra Escovedo, LOPES Alice Casimiro, Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos; Educ. Pesqui, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 477-492, abr./jun. 2013.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI, Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016

HALL, Stuart, A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LACLAU, Ernesto, 1935- Emancipação e diferença/ Ernesto Laclau; coordenação e revisão técnica geral, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LOPES Alice Casimiro, MACEDO Elizabeth, Teorias de Currículo- São Paulo, Editora Cortez, 2011, Faperj.

LOPES, Alice Casimiro, DEMOCRACIA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO, cadernos de Pesquisa v.42 n.147 p.700-715 set./dez. 2012.

LOPES, Alice Casimiro, CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da, COSTA, Hugo Heleno Camilo, DA RECONTEXTUALIZAÇÃO À TRADUÇÃO: investigando políticas de currículo, Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 392-410, set./dez. 2013.

LOPES, Alice Casimiro, BORGES, Veronica, CURRÍCULO, CONHECIMENTO E INTERPRETAÇÃO, In Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 555-573, set./dez. 2017.

LOPES, Alice Casimiro, palestra, Por um investimento Radical no currículo, Lopes 09/02/2021, ,https://www.youtube.com/watch?v=JispZBuYevA, acessado em 18/01/2022 às 15:36

LOPES Maria Carolina Neves, QUEM SÃO “INDÍGENAS” PRESENTES NAS POLÍTICAS CURRICULARES: UM ESTUDO DA LEI 11.645/08 tese de mestrado 2019.

MACEDO Elizabeth, A IMAGEM DA CIÊNCIA: FOLHEANDO UM LIVRO

DIDÁTICO, Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 86, p. 103-129, abril 2004. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br.

MACEDO Elizabeth, Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural, Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006.

MACEDO Elizabeth, MAS A ESCOLA NÃO TEM QUE ENSINAR? Conhecimento, reconhecimento e alteridade na teoria do currículo, Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 539-554, set./dez. 2017.

MELATTI, Claudia, GONÇALVES, Amanda Regina, Instrumentos para análise e escolha do Livro Didático de Geografia pelo professor: aspectos da formação cidadã, In O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem / Organizado por Ivaine Maria Tonini ... [et al.]. - Porto Alegre: Sulina, 2017.

SABOTA, Heitor Silva, SILVA, Luan do Carmo, Formação cidadã e linguagem cartográfica no PNLD de Geografia dos anos finais, O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem / Organizado por Ivaine Maria Tonini ... [et al.]. - Porto Alegre: Sulina, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais /Tomaz Thadeu da Silva (org.), Stuart Hall, Kathryn Woodward. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

TONINI, Ivaine Maria, Identidades capturas: gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros de Geografia- Porto Alegre- UFRGS, 2003.

TONINI, Ivaine Maria, GOULART, Ligia, Beatriz; Desafios para potencializar o Livro Didático de Geografia, in O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem / Organizado por Ivaine Maria Tonini ... [et al.]. - Porto Alegre: Sulina, 2017.

VITIELLO Márcio Abondanza, CACETE Nuria Hanglei, Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil, Revista Brasileira de Educação v. 26 e 260013 2021.

Publicado

2023-06-09

Cómo citar

COSTA, Hugo Heleno Camilo; SILVA, Delmaci Souza da.
CURRÍCULO E IDENTIDADE INDÍGENA:: UMA ABORDAGEM SOBRE UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 22, p. 353–374, 9 jun. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21543. Acesso em: 24 nov. 2024.