ASPECTOS DEL APRENDIZAJE Y PRODUCCIÓN ESCRITA DEL PORTUGUÉS COMO SEGUNDA LENGUA PARA SORDOS

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24

Palabras clave:

Pedagogia Visual, Letramento Visual, Ensino de português escrito como segunda língua

Resumen

O presente estudo é proveniente de pesquisa de dissertação em andamento pela qual foi possível compreender aspectos do processo de aprendizagem e produção escrita do português pelos surdos. O estudo ancorou-se nas pesquisas de Lacerda (2006), Faria-Nascimento (2006), Gesser (2009), Crato e Cárnio (2009), Santos (2011), Strobel (2015), Streiechen e Krause-Lemky (2014), Faria-Nascimento et al. (2021) e Silva e Seabra (2022). A metodologia foi baseada nos apontamentos de Paiva (2019). Trata-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e método bibliográfico. As análises e discussões apontam inadequações nas concepções e metodologias empregadas no ensino do português escrito para surdos, nas chamadas escolas inclusivas, resultando em uma produção escrita considerada, muitas vezes, atípica, falha ou deficitária, contribuindo para a estigmatização da escrita dos surdos. Diante desse cenário, emerge uma “nova concepção” para o ensino do português escrito como segunda língua para os surdos, o Letramento Visual, inserido no âmbito da Pedagogia Visual, desenvolvidos, conforme as especificidades visuoespaciais da língua de sinais.

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Publicado

2023-09-18

Cómo citar

MARAMALDO JÚNIOR, Elton César Soeiro; CARNEIRO, Monica Fontenelle; NASCIMENTO, Sandra Patrícia Faria do.
ASPECTOS DEL APRENDIZAJE Y PRODUCCIÓN ESCRITA DEL PORTUGUÉS COMO SEGUNDA LENGUA PARA SORDOS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 146–166, 18 sep. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21757. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções