QUARENTA DIAS NO DESERTO DA METRÓPOLE

A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM ALICE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.21

Palabras clave:

Quarenta dias, Maria Valéria Rezende, Neorregionalismo literário, Espaço ficcional

Resumen

O romance neorregionalista Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende, trata-se de uma narrativa que se constitui pelos escritos da protagonista Alice, professora de língua francesa aposentada, em seu caderno velho da Barbie – espaço onde reconstrói a sua trajetória de vida através de suas memórias na Paraíba –, bem como escreve sobre o seu cotidiano na caótica cidade de Porto Alegre, para onde teve de se mudar obrigada por sua filha Norinha. Através do relato da protagonista-escritora, vemos uma mulher na idade madura que se sente estrangeira numa metrópole completamente oposta a tudo o que conhecia, em que se depara com preconceito, xenofobia e uma jornada de autoconhecimento. Além disso, Alice evoca memórias do período da Ditadura Militar no Brasil, quando conta sobre a morte de seu marido e o seu envolvimento com atividades consideradas subversivas, assim como fala sobre a sua relação conturbada com a filha. À vista disso, o presente artigo tem como objetivo compreender a influência do espaço na construção da personagem principal Alice, à luz do método comparatista. Tratando-se da metodologia utilizada, este é um estudo de cunho bibliográfico, o qual baseia-se nas pesquisas de Brito (2017), Brandão (2019), Sarlo (2014), Silva (2022), entre outros. Portanto, os resultados obtidos mostram como a escrita para Alice é uma forma de resistência e de afirmação de si mesma, isto é, como o único espaço seguro em que a personagem possa narrar as suas vivências e percepções de mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cindy Conceição Oliveira Costa, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Letras, com área de concentração em Literatura, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Mestrado em Letras/Literatura, pela mesma instituição. É graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É bolsista da CAPES e membro do Núcleo de Estudos em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade (NENIN), do Grupo de Pesquisa em Literatura, Enunciação e Cultura (LECult) e do Grupo de Estudos em História e Literatura (GEHISLIT). 

Herasmo Braga de Oliveira Brito, Universidade Federal do Piauí

Atualmente é docente do quadro permanente da pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Piauí, do ProfLetras da Universidade Estadual do Piauí, professor Adjunto IV, com Dedicação Exclusiva, pela Universidade Estadual do Piauí. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2003), graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2004), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santo Agostinho (2005), Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2008), Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2008), Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e Pós-Doutorado em Filosofia Contemporânea com a pesquisa: Hermenêutica e Narrativa: a teoria da narrativa na filosofia de Paul Ricoeur pelo programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade (NENIN), membro do grupo Hermenêutica filosófica em Paul Ricoeur: investigação de um pensamento em movimento (UFPI), do grupo TOPUS - Grupo Internacional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e outras Artes (UNB), registrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPQ. Membro da Associação Internacional de Literatura Comparada (ABRALIC), membro da Associação Internacional de Estudos Brasileiros (BRASA), ANPOLL (GT de Literatura e Sociedade) e da ANPOF (GT- Filosofia Hermenêutica). Membro da Coordenação Adjunta do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) - Literário, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Inep). 

Citas

ARGAN, G. C. Arquitetura e cultura. In: ARGAN, Giulio Cario. História da arte como história da cidade. Tradução de Pier Luigi Cahra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 243-250.

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BORGES FILHO, O. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC – TESSITURAS, INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS. Anais... 2008. USP – São Paulo, Brasil. Disponível em: https://abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/067/OZIRIS_FILHO.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

BRANDÃO, L. A. Espaço e literatura. In: BRANDÃO, L. A. Sujeito, tempo e espaços ficcionais: introdução à teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2019. p. 67-93.

BRITO, H. B. de O. Neorregionalismo brasileiro: análise de uma nova tendência da literatura brasileira. Teresina: ADUFPI, 2017.

CERTEAU, M. de. Os fantasmas da cidade. In: CERTEAU, M. de; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 189-202.

DALCASTAGNÈ, R. Sombras da cidade: o espaço na narrativa brasileira contemporânea. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 21, p. 33-53, jan./jun., 2003.

DELGADO, G. E. A autoria feminina na construção literária do espaço social. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 619-637, maio/ago., 2015.

PESAVENTO, S. J. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano – Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

RESENDE, B. V. de; DAVID, N. A. A cidade e a escrita do corpo em Quarenta dias. Contexto, Vitória, n. 30, p. 06-30, jun./dez., 2016.

REZENDE, M. V. Quarenta dias. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2014.

SARLO, B. Versões da cidade. In: SARLO, B. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2014. p. 135-175.

SILVA, R. S. S. da. Mulher e cidade: a representação feminina no espaço metropolitano em Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

Publicado

2025-02-13

Cómo citar

CONCEIÇÃO OLIVEIRA COSTA, Cindy; BRAGA DE OLIVEIRA BRITO, Herasmo.
QUARENTA DIAS NO DESERTO DA METRÓPOLE: A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM ALICE
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–17, 13 feb. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24217. Acesso em: 10 mar. 2025.