DISCO ELYSIUM EM PERSPECTIVA SISTÊMICA:
O INTERESPAÇO JOGO-LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.05Palabras clave:
literatura digital, jogos eletrônicos, game studies, Disco ElysiumResumen
Este artigo propõe uma análise do jogo eletrônico hipertextual Disco Elysium (2021) para refletir sobre sua posição como uma obra de arte inespecífica, conforme definido por Florencia Garramuño (2014), marcada por repertórios provenientes do sistema da literatura digital e do sistema de jogos eletrônicos. Para tanto, parte-se da Teoria dos Polissistemas proposta por Itamar Even-Zohar (1990), mobilizando-a como suporte teórico e também metodológico, para compreender de que modo aspectos da estrutura narrativa da obra frustram as expectativas construídas pelo repertório de jogos eletrônicos, fazendo uso de expedientes que são paradigmaticamente reconhecidos como constituintes do repertório literário enquanto comenta sobre sua própria existência como objeto artístico.
Descargas
Citas
AARSETH, E. J. Cybertext : perspectives on ergodic literature. Baltimore, Md.: Johns Hopkins University Press, 1997.
BODI, B; THON, J. N. Playing stories? Narrative-dramatic agency in Disco Elysium (2019) and Astroneer (2019). Frontiers of Narrative Studies, v.6, n.2, p.157-190, 2020.
CANCLINI, N. A Sociedade sem Relato. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Editora EDUSP, 2016
CLARK, L. Writers are not strangers. Disponível em: https://dashingdon.com/play/lclark10000/writers-are-not-strangers-alpha/mygame/. Acesso em: 27 jul. 2024
DANIELEWSKI, M. Z. House of Leaves. New York: Pantheon Books, 2000.
Electronic Literature Collection Volume 4. Disponível em: <https://collection.eliterature.org/4/>. Acesso em: 14 jul. 2024.
ERR, E., ERR News |. “Disco Elysium” video game made nearly €7 million profit in first 6 months. Disponível em: <https://news.err.ee/1608494075/disco-elysium-video-game-made-nearly-7-million-profit-in-first-6-months>. Acesso em: 14 jul. 2024
Disco Elysium - The Final Cut - Disco Elysium - FAQ - Inspiration & Recommendations - Steam News. Disponível em: <https://store.steampowered.com/news/app/632470/view/3334287173823797600>. Acesso em: 14 jul. 2024
EVEN-ZOHAR, I. Polysystem studies. [s.l.] Tel Aviv Porter Institute For Poetics And Semiotics, 1990.
GAINZA, C. Nuevos escenarios literarios: hacia una cartografía de la literatura digital latinoamericana. In: MULLER, G. World Editors. Berlin: Walter de Gruyter GmbH, 2021. p. 331-349.
GARRAMUÑO, F. Frutos estranhos. [s.l.] Editora Rocco, 2014.
HAYLES, N. K. Literatura eletrônica – Novos horizontes para o literário. Tradução de Luciana Lhullier e Ricardo Moura Buchweitz. São Paulo: Global: Fundação Universidade de Passo Fundo, 2009;
KURVITZ, R et al. Disco Elysium: the final cut. ZA/UM, 2021. Jogo eletrônico;
KURVITZ, R. Püha ja õudne lõhn. Eesti Keele Sihtasutus, 2013;
LAHIGUERA, A. Media & Entertainment Video Games Sector. Disponível em: <https://www.trade.gov/media-entertainment-video-games-sector>.
MOULTHROP, S. Victory Garden, 1992.
NELSON, S. Why the Creator of Disco Elysium Hasn’t Read the Reviews, and What’s next for the IP. Disponível em: <https://www.escapistmagazine.com/why-the-creator-of-disco-elysium-hasnt-read-the-reviews-and-whats-next-for-the-ip/>. Acesso em: 14 jul. 2024
NELSON, T. H. A file structure for the Complex, the Changing and the Indeterminate. ACM 20th National Conference, 1965.
O’SULLIVAN, J. C. Towards a digital poetics : electronic literature & literary games. Cham: Palgrave Macmillan, 2019.
OZIMEK, A. Production of Game Making Spaces: Disco Elysium and the game making community in Estonia. Baltic Screen Media Review, v9, n1, p.6-18 , 2021.
RETTBERG, S. Electronic literature. Cambridge, Uk ; Medford, Ma, Usa: Polity Press, 2019.
VANDERMEER, A.; VANDERMEER, J. The weird : a compendium of strange and dark stories. London: Corvus, 2018.
VANDERMEER, J. City of Saints and Madmen. [s.l.] Wildside Press LLC, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Afluente: Revista de Letras e Linguística

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.