HAL 9000, MONÓLITO E ODISSEIA CÓSMICA
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NO RETORNO ÀS ORIGENS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.07Palabras clave:
Adaptação, Literatura Digital, Ficção Científica, Jogos EletrônicosResumen
Utilizando a metodologia de descrição analítica (CANCLINI, 2016), este artigo discute o papel das tecnologias digitais na adaptação, entendida sob a teoria proposta por Hutcheon (2011), tomando como objeto de estudo o jogo eletrônico Dagon (Bit Golem, 2021). O trabalho revela os dispositivos de poder (FOUCAULT, 1980) que impedem o objeto de se apropriar da obra original (LOVECRAFT, Dagon, 1919) e, como resultado, demonstra o fracasso em adaptar a obra segundo os parâmetros de Hutcheon (2011). Além disso, analisa outras adaptações populares e aborda diversas problemáticas que surgem no cruzamento entre novos e antigos mediums (RANCIÈRE, 2016), quando inseridos na produção técnico-artística da adaptação na era da reprodutibilidade (BENJAMIN, 2012).
Descargas
Citas
UMA ODISSEIA NO ESPAÇO. Direção: Stanley Kubrick. Produção de Metro-Goldwyn-Meyer. Estados Unidos; Inglaterra. Metro-Goldwyn-Mayer, 1968. DVD (150 min).
ARTHUR C. Clarke on his short story that inspired 2001: A Space Odyssey. [S. l.: Youtube], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ha7vkb6BE7I. Acesso em: 15 ago 2024.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 165-196.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução: José Pedro Antunes. Cosac Naify, São Paulo, 2008.
CANCLINI, N. G. O mundo inteiro como lugar estranho. Tradução: Larissa Fostinone Locoselli. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
CLARKE, Arthur C. 2001: A Space Odyssey. Hutchinson, 1968.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. Tradução: Pérola de Carvalho. Perspectiva, São Paulo, 2015.
FOUCAULT, Michel. The confession of the flesh (1977) interview. In: Power/Knowledge Selected Interviews and Other Writings. Ed: Colin Gordon, 1980: pp. 194-228.
GOTLIB, Nádia B. Teoria do conto. 8.ed. São Paulo: Editora Ática, 1998. 95 p.
GABRECHT, Ana P. A relação entre a identidade helênica e o espaço ocupado: Telêmaco em Ítaca. Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, n. 2, p. 115-133, 2013. ISSN: 2318-9304.
HOMERO. Odisseia. Trad. Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2013.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. 2. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.
JENKINS, Henry. Game design as narrative architecture. N. Wardrip-Fruin & P. Harrigan (Eds.), First person: New media as story, performance, and game. (pp. 118-130). MIT Press, 2003.
LOVECRAFT, H. P. Dagon. In: The Vagrant, Number Eleven. W. Paul Cook. Athol, Massachusetts, November, 1919.
LOVECRAFT, H. P. Dagon. In: Biblioteca H. P. Lovecraft: O chamado de Cthulhu e outras histórias; tradução e organização Guilherme da Silva Braga. — 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MONDELLO, Bob. ‘Open the pod bay door, HAL ‘— here‘s how AI became a movie villain. National Public Radio, Washington, D.C., EUA, 31 jul. 2023. All Things Considered, p. 1. Disponível em: https://news.wjct.org/2023-07-31/open-the-pod-bay-door-hal-heres-how-ai-became-a-movie-villain. Acesso em: 12 ago. 2024.
MONÓLITO. In: Michaelis, Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos Ltda., 2024. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/monolito/. Acesso em: 20 ago 2024.
O’SULLIVAN, James. Towards a digital poetics: electronic literature & literary games. Palgrave Macmillan Cham, 2019.
PLUTARCO. Vidas Paralelas - Teseu e Rómulo (trad., intr. e notas de Delfim F. Leão e Maria do Céu Fialho), Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 2008, 187 p.
RANCIÈRE, Jaques. O que “Medium” pode querer dizer: o exemplo da Fotografia. 2016, p.33. Traduzido por Pedro Lapa. ARTis ON, no 4: 32–40.
REDE, Marcelo. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Afluente: Revista de Letras e Linguística

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.