NOITES BRANCAS

REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS NA LITERATURA RUSSA DE DOSTOIÉVSKI E NO CINEMA ITALIANO DE VISCONTI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.27

Palabras clave:

Noites Brancas; Literatura; Cinema; Adaptação.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar a novela Noites Brancas, escrita em 1848, do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) e a adaptação cinematográfica italiana de 1957 de mesmo nome, do diretor e roteirista Luchino Visconti (1906-1976). A novela Noites Brancas narra a história do protagonista Sonhador, descrito somente em características psicológicas, e de Nastienka, uma jovem desiludida pelas limitações e frustrações em seu percurso de vida pelo mormaço condicionado à mulher do final do século XIX. O artigo também objetiva a discussão em dois pontos principais: a análise do espaço apresentado na obra literária pela cidade de San Petersburgo, na Rússia e a discussão de questões interculturais na adaptação. O referencial teórico fundamentou-se em estudos de Paul Ricoeur (2004). Com relação à teoria da adaptação utilizou-se os estudos de Linda Hutcheon (2013), Robert Stam (2006) e de Sergei Eisenstein (1990). Por fim, utilizou-se a perspectiva crítica e sociológica fundamentada nos estudos de Walter Benjamin (1985) perante o cinema, especificamente no ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935/1936). O presente estudo possui caráter investigativo e de cunho bibliográfico, tendo como proposta analisar características do diálogo interartes na literatura e no cinema.

 

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Biografía del autor/a

Layna Katrinne Diniz de Assunção , Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É pesquisadora na área de Literatura e outras artes. Atualmente é mestranda em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Letras de Bacabal (PPGLB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Auricelio Soares Fernandes, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba (2011), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no Curso de Letras (Inglês - Campus III) e no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade, nas linhas de pesquisa LIteratura e Hermenêutica e Literatura Comparada e Intermidialidade. Tem experiência na área de Literaturas Anglófonas, Estudos Culturais, Cultura e Tradução. Pesquisa e tem interesse nas áreas de Literatura e Intermidialidade, Literatura e Audiovisual, Variações do Gótico, Literaturas do século XIX e Estudos Comparativos. É líder do GEGLICA (Grupo de Estudos sobre o Gótico na Literatura, no Cinema e no Audiovisual) e integrantes dos grupos LIteratura, Cultura Visual e Ensino (UEPB) e Ficções (UFPB).

Citas

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DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Noites brancas; tradução de Lucas Simone. Rio de Janeiro: Antofágica, 2022. E-book Kindle.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Apresentação, notas e revisão técnica: José Carlos Avelar; Tradução: Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge. Zahar Ed. 2002.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução André Cechinel. 2. ed. – Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 2013.

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STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: Da fidelidade à intertextualidade. Ilha do desterro: A jornal of Engish Language, Literatures in English and Cutural Studies, num. 51, jul-dez, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=478348689002. Acesso em: 10 dez. 2024.

VISCONTI, Luchino. Noites Brancas (Le Notti Bianche). Itália/França, 1957. DVD Coleção Versátil.

Publicado

2025-02-19

Cómo citar

DINIZ DE ASSUNÇÃO , Layna Katrinne; SOARES FERNANDES, Auricelio.
NOITES BRANCAS: REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS NA LITERATURA RUSSA DE DOSTOIÉVSKI E NO CINEMA ITALIANO DE VISCONTI
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–16, 19 feb. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/25810. Acesso em: 10 mar. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Literatura e outras mídias: modos e formas de adaptação no século XXI