Tecnologia e o Processo de Alfabetização e Letramento: olhares Possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n24.2023.50

Palavras-chave:

Tecnologia, Letramento, Alfabetização, Alfabetização midiática

Resumo

O artigo apresenta discussões relacionadas à tecnologia e suas possíveis contribuições para o processo de alfabetização e letramento. Destaca-se a diferença entre as duas temáticas, pois se tratam de conceitos diferentes e que muitas vezes são interpretados como semelhantes. Atualmente, é imprescindível que as pessoas sejam preparadas para lidarem com as inúmeras informações no cotidiano, mesmo que não utilizem ativamente as tecnologias.  As informações chegam às casas por meio da família, vizinhos, TV, ou mídia digital, por isso o letramento é tão importante para esses atores sociais, particularmente, os estudantes. Por meio da abordagem qualitativa e baseada em pesquisa bibliográfica, o trabalho buscou os diversos olhares didáticos para a efetivação da parceria entre alfabetização, letramento e tecnologia. Buscou-se investigar sobre alfabetização midiática como a capacidade de acessar, analisar, avaliar e criar mensagens em uma variedade de contextos. Apesar de várias concepções e diferentes correntes, essa definição é amplamente aceita na literatura nacional e internacional. Como resultado, cita-se que o conceito de alfabetização midiática tem sido associado a qualidade de vida, direitos de cidadania, integração social e aceitação social para obter informações da mídia como televisão, rádio, jornal e Internet. Concluímos que a tecnologia está moldando as formas como praticamos a alfabetização e o mundo de hoje, e certamente a alfabetização age como um elemento moderador para o acesso e uso da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane de Jesus Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda pelo PPGET Unidade Universitária de Luziânia Goiás - UEG, possui graduação em Pedagogia com habilitação em docência de 1ª à 4ª série e Gestão Escolar no Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual de Goiás (2005), licenciada também em Matemática pela Faculdade Albert Einstein, especialista em Orientação Educacional e Ensino Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialização em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela UFVJM (2023). Professora concursada no município de Novo Gama - GO desde 2002, atuou como professora regente da Educação Infantil ao ensino fundamental II e modalidade de EJA e ensino médio (CEM 02 do Gama-DF). Professora Tutora do Curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Estadual de Goiás (Programa UEG em Rede) uma parceria do município de Novo Gama - GO e UEG, com experiências nos setores da SME de Novo Gama como: Diretora Pedagógica SME, Supervisão Pedagógica da SME, Coordenadora de Formação Continuada atuando em formações e tutorias dos variados cursos para os servidores que trabalham na educação do município. Formadora de Professores, Formação de conselheiros escolares e auxílio nas constituições dos Conselhos Escolares e demais comissões fiscalizadoras dos Planos: Municipal de Educação (2015 á 2025) e Ações Articuladas do município de Novo Gama - GO, Conselheira do Conselho Municipal de Educação. Compõe o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional/GEGC da UEG de Luziânia- GO, áreas de pesquisa: Educação, Gestão e Tecnologias Contemporâneas.

Luiz Gonzaga Lapa Junior, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre e doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), participante de grupos de pesquisa pela UnB e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiências docentes nas redes pública e particular de educação básica pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como no ensino superior dessa localidade.

Referências

ALMEIDA, G. L. M. A escola com um olhar voltado para a educação midiática: reflexão sobre as fakes news. Educationis, v. 10, n. 1, p. 33-39, 2022.

ALTUN, A. Medya okuryazarlığı eğitimine yönelik Türkçe yayınlar: Bir bibliyografya denemesi. Ordu Üniversitesi Sosyal Bilimler Araştırmaları Dergisi (OÜSBAD), v.9, p. 5-15, 2014.

BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacies: Reading and writing in one community. London, Routledge, Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 2, 267p. 1998.

BAWDEN, D. Information and digital literacies: A review of concepts. Journal of Documentation, v. 57, n. 2, p. 218-259, 2001. DOI: 10.1108/EUM0000000007083

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 01 abr. 2023.

BUCKINGHAM, D. The future of media literacy in the digital age: some challenges for policy and practice. Medienimpulse, Jg., v. 47, n. 2, 2009.

CHRIST, W. G.; POTTER, W. J. Special issue on media literacy. Journal of Communication, v. 48, n. 1, 1998, whole issue.

DE CARVALHO, J. L.; GIACOMAZZO, G. F. Mídia-educação: um estudo sobre a proposta de alfabetização midiática e informacional da UNESCO. Revista Saberes Pedagógicos, v. 6, n. 2, p. 1-21, 2022.

FANTIN, M. Alfabetização midiática na escola. In: Seminário Mídia, educação e Leitura, 7. CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (COLE). 16. Anais [...]. Campinas. v. 10, p. a13, 2007. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf Acesso em: 08 abr. de 2023.

FANTIN, M. Mídia-Educação no Ensino e o Currículo como Prática Cultural. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, p. 437-452, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss2articles/fantin.pdf Acesso em: 08 abr. 2023.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Leitura da palavra e do mundo. Hadley, MA: Bergin e Garvey. 1987.

GEE, J, P. A Situated Sociocultural Approach to Literacy and Technology. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276935669_A_situated-sociocultural_approach_to_literacy_and_technology Acesso em: 07/03/23.

JÚNIOR, J. B. B.; MENEZ, M. R. C. S.; WUNSCH, L. P. Aplicativos móveis para a alfabetização e letramento no contexto do ensino fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 01, p. 37-56, 2018.

KURBANOĞLU, S. S. Bilgi Okuryazarlığı: Kavramsal Bir Analiz. Türk Kütüphaneciliği, v. 24, n. 4, p. 723-747, 2010.

LIVINGSTONE, S. The changing nature and uses of media literacy. Media@LSE Electronic Working Papers, n. 4. 2003. http://www.lse.ac.uk/collections/media@lse/mediaWorkingPapers/Default.htm

LIVINGSTONE, S. What is media literacy? Intermedia, v. 32, n. 3, pp. 18-20, 2004.

LIVINGSTONE, S.; GRAAF, S. Media Literacy. Revised text for new edition of the encyclopedia, April, 2010. https://www.researchgate.net/publication/228194183_Media_Literacy.

MARQUETTO, C. R. Distinguindo conceitos de educação para mídia: Alfabetização midiática como objetivo. Revista ECCOM, Lorena, v. 11, n. 22, p. 201-212, 2020.

MOREIRA, V. N.; RANGEL, I. R. G. O uso pedagógico de tecnologias digitais: formação continuada de professores do bloco de alfabetizador do ensino fundamental. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 468-483, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60027

MOYA, P. T.; ARRAIS, L. F. L.; LUCAS, M. A. O. F. Alfabetização e Letramento: Uma Discussão sobre Gêneros Textuais Digitais. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 4, p. 1751-1768, 2021. Doi:10.12957/epp.2021.64044.

POTTER, W. J. Argument for the need for a cognitive theory of media literacy. American Behavioral Scientist, v. 48, n. 2, p. 266–72, 2004.

SCHMAR-DOBLER, E. Reading on the Internet: The link between literacy and technology. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 47, n. 1, sept. 2003.

SHNEIDERMAN, B. Foreword. In: DEBSKI, R.; GASSIN, J.; SMITH, M. (Eds.), Language learning through social computing. Melbourne: Applied Linguistics Association of Australia (pp. v-viii). 1997.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, p. 5-15, 2004.

SOARES, R. C.; ALMEIDA, V. D. Alfabetização e os multiletramentos: uma proposta de formação docente em práticas de letramento digital. Revista da Faculdade de Educação, v. 34, n. 2, p. 175-197, 2020. DOI/10.30681/21787476.2020.34.175197

SOUSA FILHO, S. M.; DA SILVA, P. H. Novos modos de escrita: alfabetização sem escrita cursiva. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1801.

TEBALDI, R. Alfabetização midiática e informacional: gênero em debate no ambiente escolar. Simpósio Gênero e Políticas Públicas. 3. Anais [...]. Londrina, Universidade Estadual de Londrina, 27 a 29 de maio, 2014.

VALENTE, N. É. B.; ANDRADE, K. M. de A. B. Educação e novas tecnologias da informação e comunicação: alfabetização midiática e educomunicação na formação docente. In: SAMPAIO, A. P. L. (Org.). Políticas Públicas Educativas: formação continuada de professores em perspectiva. Nova Xavantina, MT: Editora Pantanal, 2022. p. 19-27.

VERNIZZI, M. A. Z. et al. Alfabetização midiática informacional na prática docente. In: Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. 15. Anais [...]. Desafios de uma sociedade digital nos Sistemas Produtivos e na Educação. São Paulo: CPS, 2020. p. 601-609.

YANARATES, E. A Conceptual Analysis on Media Literacy. Social Scientific Centered Issues, v. 2, n. 2, p. 89-102, 2020. Disponível em: http://dergipark.gov.tr/ssci Acesso em: 07/04/23.

YILMAZ, N. Digital Transformation: The Reflection of the Mind to Digitality – Information Literacy, Digital Information, Strategy. In: TASKIRAN, N. O. (Eds.), Handbook of Research on Multidisciplinary Approaches to Literacy in the Digital Age, pp. 130-159. IGI Global. 2020. http://doi:10.4018/978-1-7998-1534-1.ch008

ZURKOWSKI, P. G. The information service environment: relationships and priorities. (Report ED 100391). Washington DC: National Commission on Libraries and Information Science. 1974.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

ARAÚJO, Eliane de Jesus; LAPA JUNIOR, Luiz Gonzaga.
Tecnologia e o Processo de Alfabetização e Letramento: olhares Possíveis
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 24, p. 01–16, 29 Mai 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/22299. Acesso em: 21 nov 2024.