Do conto ao controle
a magia da adaptação literária para jogos digitais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.06Palavras-chave:
Adaptação de textos literários; Jogos digitais; Ficção interativa; Leitura e interpretação; Narrativa transmídia.Resumo
O presente artigo trata do processo de transposição de textos literários canônicos para jogos digitais, abordando as modificações necessárias na narrativa, personagens e ambientação da obra original. O objetivo era investigar de que forma a leitura e a interpretação de contos literários impactariam no desenvolvimento de games. Buscou-se incentivar os alunos a realizarem uma interpretação própria da obra escolhida, sem se basearem em análises já consolidadas no meio acadêmico. A metodologia envolveu uma atividade realizada com alunos do curso de Jogos Digitais de uma Faculdade de Tecnologia no interior de São Paulo, na qual os estudantes foram desafiados a adaptar um conto para um jogo na disciplina de Ficção Interativa. Durante o processo, as equipes modificaram o enredo, incorporando novos personagens, ações e desfechos, transformando a narrativa em uma experiência transmídia. Conclui-se que a atividade foi bem-sucedida, pois os estudantes realizaram uma leitura crítica e original do texto literário, demonstrando a relevância da interpretação e da criação no desenvolvimento de jogos narrativos e interativos.
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Referências
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