A CAIXA DENTRO DA CAIXA
MARCAS CRONOTÓPICAS DO CICLO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM “BOM DIA, VERÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.11Palavras-chave:
Cronotopo, Romance policial, Adaptação, Narrativa seriadaResumo
Os textos literários e os produtos audiovisuais constituem formas distintas para representar as narrativas do mundo. As diferenças dos recursos usados para a construção do texto e do audiovisual se dão também pela forma como cada produto se insere no mercado midiático. Esses aspectos são marcados na/pela linguagem, sendo esta constituída por elementos culturais, situados em um tempo e um espaço específicos. Para explicitar as estratégias de criação de cada meio levando em consideração a dimensão espaço-temporal, este artigo analisa elementos ilustrativos da dimensão cronotópica do ciclo da violência contra a mulher no livro Bom dia, Verônica (2022) escrito por Ilana Casoy e Raphael Montes, e da série homônima dirigida por José Henrique Fonseca (2020). Explora-se elementos verbais e não verbais característicos da condição da personagem Janete em excertos do livro e da série para exemplificar como o ciclo da violência afeta a construção da personagem em cada meio, orientados pela Análise Fílmica de Francis Vanoye e Goliot-Lété (2009), Marcel Martin (2013) e David Bordwell (2008). Para compreensão das dimensões espaço-temporais que marcam as materialidades do texto literário e do produto audiovisual, parte-se da definição de cronotopo de Mikhail Bakhtin (2018) e dos debates desenvolvidos por Olga Pampa Arán (2009), Irene Machado (2010) e Yuri Santos (2023). Observa-se como, nos seus respectivos acabamentos estéticos, os diferentes enunciados analisados refletem e refratam em sua constituição discursiva valores e sentidos partilhados sócio-histórico-culturalmente acerca da violência doméstica contra a mulher.
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