A CAIXA DENTRO DA CAIXA

MARCAS CRONOTÓPICAS DO CICLO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM “BOM DIA, VERÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.11

Palavras-chave:

Cronotopo, Romance policial, Adaptação, Narrativa seriada

Resumo

Os textos literários e os produtos audiovisuais constituem formas distintas para representar as narrativas do mundo. As diferenças dos recursos usados para a construção do texto e do audiovisual se dão também pela forma como cada produto se insere no mercado midiático. Esses aspectos são marcados na/pela linguagem, sendo esta constituída por elementos culturais, situados em um tempo e um espaço específicos. Para explicitar as estratégias de criação de cada meio levando em consideração a dimensão espaço-temporal, este artigo analisa elementos ilustrativos da dimensão cronotópica do ciclo da violência contra a mulher no livro Bom dia, Verônica (2022) escrito por Ilana Casoy e Raphael Montes, e da série homônima dirigida por José Henrique Fonseca (2020). Explora-se elementos verbais e não verbais característicos da condição da personagem Janete em excertos do livro e da série para exemplificar como o ciclo da violência afeta a construção da personagem em cada meio, orientados pela Análise Fílmica de Francis Vanoye e Goliot-Lété (2009), Marcel Martin (2013) e David Bordwell (2008). Para compreensão das dimensões espaço-temporais que marcam as materialidades do texto literário e do produto audiovisual, parte-se da definição de cronotopo de Mikhail Bakhtin (2018) e dos debates desenvolvidos por Olga Pampa Arán (2009), Irene Machado (2010) e Yuri Santos (2023). Observa-se como, nos seus respectivos acabamentos estéticos, os diferentes enunciados analisados refletem e refratam em sua constituição discursiva valores e sentidos partilhados sócio-histórico-culturalmente acerca da violência doméstica contra a mulher.

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Biografia do Autor

Karen Ramos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, da Universidades Estadual de Santa Cruz (UESC-BA); Professora no curso de Comunicação Social - Rádio, TV e Internet (UESC-BA), Integrante do no Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório da Comunicação e Culturas Contemporâneas (GOCC).

Yuri Andrei Batista Santos, Université Paris Cité

Mestre em Letras:Linguagens e Representações (DLA-UESC)

Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (DLCV-USP)

Vânia Lúcia Menezes Torga, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Letras- Linguística - UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações -UESC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Dialogo - USP/CNPq. Tem os seguintes temas como interesse de pesquisas sustentadas na Teoria e Analise Linguística: teoria dialógica do discurso, espaço biográfico, auto-bio-grafismo, cartografias, memoria.

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

VIEIRA RAMOS, Karen; SANTOS, Yuri Andrei Batista; MENEZES TORGA, Vânia Lúcia.
A CAIXA DENTRO DA CAIXA: MARCAS CRONOTÓPICAS DO CICLO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM “BOM DIA, VERÔNICA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–21, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24939. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e outras mídias: modos e formas de adaptação no século XXI