O expressionismo presente no filme Joker (2019) de Todd Phillips
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.26Palavras-chave:
Joker, Expressionismo, CinemaResumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar as características do movimento expressionista no filme Joker (2019), dirigido por Todd Phillips, destacando como elementos visuais e estéticos contribuem para a construção da narrativa e do personagem Arthur Fleck, o protagonista. Especificamente visa explorar a representação psicológica de Fleck como um elemento recorrente na estética expressionista, assim como comparar o filme com obras clássicas do cinema expressionista alemão e identificar elementos no filme que corroborem sua ligação com o movimento artístico germânico. A metodologia inclui a análise fílmica de cenas-chave, considerando a composição de cena, iluminação e mise-en-scène, além de uma abordagem comparativa para identificar semelhanças estilísticas e temáticas com a estética expressionista. A base teórica está fundamentada em estudos sobre cinema expressionista de Argan (1992), e conceitos de análise fílmica de Bordwell e Thompson (2013), além de contribuições de Denise Guimarães (2012) e Pedro Guimarães (2016). Os resultados obtidos confirmam o êxito do trabalho ao evidenciar como Joker incorpora efetivamente elementos expressionistas, demonstrando a relevância da estética expressionista na construção da experiência cinematográfica e na profundidade do personagem principal.
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Referências
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