O ENSINO DE FILOSOFIA: REFLEXÃO SOBRE O RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES E OS NOVOS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS
Parole chiave:
Filosofia, Reconhecimento, Formação, TdicAbstract
O presente artigo bibliográfico traz a reflexão sobre o reconhecimento docente dos professores de filosofia nos expoentes: Paul Ricoeur e António Nóvoa, bem como desperta a necessidade de novos olhares aos desafios desse ensino através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) propostos em nossa sociedade contemporânea. Percebe-se que o fenômeno educativo atual exige a necessidade de estudos e pesquisas sobre essas novas metodologias. Entretanto, ressalta-se a necessidade de evocar à reflexão, o processo de reconhecimento identitário constituído nos professores, ao longo do seu processo de formação inicial e continua. Além disso, se compreende que a prática docente é intimamente vinculada e dependente da conduta desse
professorado. Assim, antes de se pensar em instrumento metodológico resolvemos refletir sobre esse profissional, para posteriormente trazer o ato reflexivo ao repensar em suas práticas metodológicas junto às TDIC. Desta forma, essas serão as abordagens que aparecerão no decorrer deste escrito.
Palavras-chave: Filosofia; Reconhecimento; Formação; Tdic.
THE TEACHING PHILOSOPHY: REFLECTION ON THE RECOGNITION OF
TEACHERS AND NEW METHODOLOGICAL INSTRUMENTS
Abstract
This article is the result of a bibliographical survey, as it brings a rethinking about teacher recognition in the light of Paul Ricoeur, António Nóvoa, and of ICT linked to the teaching of Philosophy. It is understood that the 21st century requires the need for studies and research on new methodologies for the teaching of Philosophy. However, there is a need to evoke reflection, the
process of identity recognition that was built in the teachers, in their training process, as it is understood that the teaching practice is closely linked and dependent on the teacher's behavior. It is, eminently, a do for the one who knows how to do. Thus, before thinking about a methodological tool,
we decided to reflect on this teaching. However, contemporary school space has required the education professional, including the Philosophy professor, to rethink his methodological practices with the new Information and Communication Technologies (ICT) as we will discuss in the course of
this paper.
Keywords: Philosophy; Recognition; Formation; Ict.
ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA: REFLEXIÓN SOBRE EL RECONOCIMIENTO
DE PROFESORES Y NUEVOS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS
Resumen
Este artículo bibliográfico reflexiona sobre el reconocimiento docente de los profesores de filosofía en los exponentes: Paul Ricoeur y António Nóvoa, así como suscita la necesidad de nuevas perspectivas sobre los retos de esta docencia a través de la propuesta de Tecnologías de la Información
y la Comunicación Digitales (TDIC) en nuestra sociedad contemporánea. Es evidente que el fenómeno educativo actual exige la necesidad de estudios e investigaciones sobre estas nuevas metodologías. Sin embargo, se enfatiza la necesidad de evocar la reflexión, el proceso de reconocimiento de la identidad que constituye el docente, a lo largo de su proceso de formación inicial y continua. Además, se entiende que la práctica docente está estrechamente vinculada y depende de la conducta de ese docente. Así, antes de pensar en un instrumento metodológico, decidimos reflexionar sobre este profesional, para luego aportar el acto reflexivo para repensar sus prácticas metodológicas con el TDIC. De esta forma, estos serán los enfoques que aparecerán en el transcurso de este escrito.
Palabras clave: Filosofía; Reconocimiento; Formación; Tdic.
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