Educação no âmbito social

Autores

  • Gerson Assis Dos Santos Junior Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo pretende discutir a problemática da educação favorecida pelo exercício da cidadania, estabelecendo relações e diálogos diretos com a necessidade de reeducação de valores sociais pela inserção social através da abordagem curricular. Investigar as relações e associações entre currículo e cidadania, trazendo à tona o processo curricular como promotor de cidadania de modo a revelar em quais dimensões a abordagem curricular democrática possibilita a construção, a significação e inclusão social por meio da consolidação de valores/princípios sociais. Nessa perspectiva, intentar-se-á manifestar sobre quais princípios pedagógicos a educação como fruto de cidadania deve implicar no desenvolvimento social, validado, por sua vez, pela solidificação dos saberes contextuais-culturais, os quais desencadeiam uma série de ações e reações na forma de se conceber o mundo, bem como as relações homem-mundo, configurando transformações sociais por meio da discussão cidadã nos espaços formais de ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Assis Dos Santos Junior, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Letras (Licenciatura) com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XVIII, Eunápolis; Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. 

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Junior, G. A. D. S. (2012). Educação no âmbito social. Cadernos Zygmunt Bauman, 2(4). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1655