Educação no âmbito social
Abstract
Este artigo pretende discutir a problemática da educação favorecida pelo exercício da cidadania, estabelecendo relações e diálogos diretos com a necessidade de reeducação de valores sociais pela inserção social através da abordagem curricular. Investigar as relações e associações entre currículo e cidadania, trazendo à tona o processo curricular como promotor de cidadania de modo a revelar em quais dimensões a abordagem curricular democrática possibilita a construção, a significação e inclusão social por meio da consolidação de valores/princípios sociais. Nessa perspectiva, intentar-se-á manifestar sobre quais princípios pedagógicos a educação como fruto de cidadania deve implicar no desenvolvimento social, validado, por sua vez, pela solidificação dos saberes contextuais-culturais, os quais desencadeiam uma série de ações e reações na forma de se conceber o mundo, bem como as relações homem-mundo, configurando transformações sociais por meio da discussão cidadã nos espaços formais de ensino
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.