Educação no âmbito social
Abstract
Este artigo pretende discutir a problemática da educação favorecida pelo exercício da cidadania, estabelecendo relações e diálogos diretos com a necessidade de reeducação de valores sociais pela inserção social através da abordagem curricular. Investigar as relações e associações entre currículo e cidadania, trazendo à tona o processo curricular como promotor de cidadania de modo a revelar em quais dimensões a abordagem curricular democrática possibilita a construção, a significação e inclusão social por meio da consolidação de valores/princípios sociais. Nessa perspectiva, intentar-se-á manifestar sobre quais princípios pedagógicos a educação como fruto de cidadania deve implicar no desenvolvimento social, validado, por sua vez, pela solidificação dos saberes contextuais-culturais, os quais desencadeiam uma série de ações e reações na forma de se conceber o mundo, bem como as relações homem-mundo, configurando transformações sociais por meio da discussão cidadã nos espaços formais de ensino
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.