Compreensão do mundo econômico por estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.10

Palavras-chave:

Pensamento econômico, consumo consciente, microeconomia, macroeconomia, identidade

Resumo

O consumo influencia a formação da identidade e o funcionamento do mundo econômico. Este estudo visa caracterizar os níveis de compreensão econômica de estudantes do ensino médio. Para tanto, constituiu-se amostra com 431 estudantes de 14 a 17 anos, do ensino médio de duas cidades do centro-oeste brasileiro. Utilizou-se Teste de Alfabetização Econômica para averiguação da compreensão econômica dos participantes. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que mais da metade dos estudantes está no nível de pensamento independente, que consiste em reflexão mais avançada das variáveis que operam nas mudanças sociais e econômicas; 30,6% está no nível intermediário, isto é, de pensamento subordinado, com dificuldade em compreender as inter-relações mais complexas dos processos econômicos; 9,1% está no nível de pensamento primitivo, em que a realidade social e econômica é percebida de forma fragmentada. São realizadas reflexões sobre a educação para o consumo consciente de futuros cidadãos.

 

 

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Biografia do Autor

Sônia Bessa, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduação em Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003, 2008), Pós-Doutorado (UFTM, 2014). Professora do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no programa de Pós-graudação em Gestão, Educação e Tecnologias PPGGET. Realiza pesquisas em: Educação Matemática, Educação Econômica e Financeira e Formação de Professores. Líder do LIMA/UEG/CNPq.

 



Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui Graduação em Pedagogia (UNICAMP,1995), Mestrado em Educação (UNICAMP,1999), Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003), Pós-Doutorado em Educação (UEL, 2014). Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/Campus de Marília) e professora assistente doutora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, atuando no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e destaque para os seguintes temas: conhecimento social, dificuldades de aprendizagem, construtivismo e educação, epistemologia e psicologia genéticas, educação infantil, interação social e sociometria. Possui também especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Líder do GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista/CNPq. Membro da ISP - International Society of Psychopedagogy.

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Bessa, S., & Saravali, E. G. (2022). Compreensão do mundo econômico por estudantes do Ensino Médio. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(28). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.10