Compreensão do mundo econômico por estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.10Keywords:
Economic thinking, conscious consumption, microeconomics, macroeconomics, identityAbstract
O consumo influencia a formação da identidade e o funcionamento do mundo econômico. Este estudo visa caracterizar os níveis de compreensão econômica de estudantes do ensino médio. Para tanto, constituiu-se amostra com 431 estudantes de 14 a 17 anos, do ensino médio de duas cidades do centro-oeste brasileiro. Utilizou-se Teste de Alfabetização Econômica para averiguação da compreensão econômica dos participantes. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que mais da metade dos estudantes está no nível de pensamento independente, que consiste em reflexão mais avançada das variáveis que operam nas mudanças sociais e econômicas; 30,6% está no nível intermediário, isto é, de pensamento subordinado, com dificuldade em compreender as inter-relações mais complexas dos processos econômicos; 9,1% está no nível de pensamento primitivo, em que a realidade social e econômica é percebida de forma fragmentada. São realizadas reflexões sobre a educação para o consumo consciente de futuros cidadãos.
Downloads
References
ABRAMOVICHT, R., FREEDMAN, J., PLINER, P. Children and money: Getting an allowance, credit versus cash, and knowledge of pricing. Journal of Economic Psychology, 12(1), 27-45. 1991.
ALMEIDA, E. A. F. Intervenção pedagógica e construção de noções étnicas por meio da pesquisa escolar: um estudo piagetiano. 2015. 282f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.
AMAR, J.; ABELLO, R.; LLANOS, M. Desarrollo de conceptos económicos en niños y adolescentes colombianos y su interacción en los sectores educativos y calidad de vida. Barranquilla: Proyecto CIDHUM, 2000.
AMAR, J. A. et al. La construcción de representaciones sociales acerca de la pobreza y desigualdad social en los niños de la región Caribe Colombiana. Investigación y Desarrollo, v. 9, n. 2, p. 592-613, 2001.
ARAÚJO, R. M. B. Alfabetização econômica: Compromisso social na educação das crianças. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo. 2009.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo (2ª ed.). Lisboa: Edições 70. 2019.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Z. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
BAUMAN Z. Vida a crédito. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BAUMAN, Z. Cegueira moral. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
BERTI, A. E.; BOMBI, A. S. The child’s construction of economics. Cambridge: University Press, 1988.
BESSA, S.; FERMIANO, M. B. Educação econômica e para o consumo: Novas significações e perspectivas. Curitiba: Appris, 2019.
BESSA, S.; FERMIANO, M. B. Pobreza: o que pensam os estudantes do Ensino médio e do curso de Pedagogia. Revista Educação e Cultura contemporânea. Vol 17, N. 49. p.45-65. 2020.
BESSA, S.; FERMIANO, M. B.; DENEGRI, M. C. Compreensão econômica de estudantes entre 10 e 15 anos. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 2, p. 410-419, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n2/a17v26n2.pdf. Acesso em: 26 maio 2021.
BUSTOS, S.B; CORIA, M. D.; VALENZUELA, P. S. Consumo, actitudes havia el endeudamiento, materialismo e influencia de pares en adolescentes rurales del sur de Chile. Interdisciplinaria, 36, 1, 203-219, 2019.
CANTELLI, V. C. B. Procedimentos utilizados pelas famílias na educação econômica de seus filhos. 2009. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
CARVALHO, R.A. Comportamento económico de crianças e adolescentes: um estudo com alunos do ensino fundamental II. 2016. 295f (Dissertação de mestrado) Fundação Cultural Pedro Leopoldo. Pedro Lepoldo-RS, 2016.
CHAFEL, J. Societal images of poverty: child and adult beliefs. Youth and society. In: AMAR, J. Ensayos en desarrollo humano. Barranquilla: Uninorte. 2002. p. 432-463.
CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (RAUnP). Ano III, n. 2 - abr./set. 2011.
COOPER, I. S. Cartão de crédito: salvação ou perdição? Representações de adultos jovens sobre instituições financeiras e utilização de cartão de crédito. 2012. 268f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
CORIA, M. D. et al. Educación económica y financieirapa la formación inicial de profesores: Herramientas conceptuales y didácticas.Temuco: Ediciones Universidad de La Frontera, 2013.
CORIA, M.D. et al. Consumo y endeudamiento en adolescents escolarizados de la región de la Araucanía, Chile. Estudios Pedagógicos XLIII, No 1, 61-74, 2017.
CORIA, M. D., ARAVENA, J. S., LAYERA, F. S. Entendendo a economia: educação econômico-financeira na infância sob uma perspectiva construtivista. Ensino Em Re-Vista, 25(1), 57-81. 2018.
COSTA, R. R. S. O mundo econômico em questão: como crianças e adolescentes escolarizados entendem o lucro? 2009. 303 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009
DELVAL, J., ENESCO, I., & NAVARRO, A. La construcción del conocimiento económico. In M. J. Rodrigo (Ed.), Contexto y desarrollo social (pp. 345-383). Madrid: Ed. Síntesis. 1994.
DELVAL, J. A construção do conhecimento sobre a sociedade. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. 1, p. 11-32. jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41356. Acesso em: 24 nov 2021.
DENEGRI, M. El desarrollo de las ideas acerca de la emisión monetaria en niños y adolescentes: estudio exploratorio. Revista del Instituto de Ciencias de la Educación, 9, 47-62. 1995.
DENEGRI, M. Psicogénesis de las ideas em torno a La relación Estado – Economia. In: (Org): Guzmán. L. Exploraciones em Psicologia Politica I. Universidad Diego Portales: Santiago de Chile, 1997.
DENEGRI, M. et al. La construcción de representaciones sociales acerca de la pobreza y desiguadad social em la infância y adolescência. Revista Psike v. 7, n. 2, p. 13-24, 1998.
DENEGRI, M. D. et al. Educación económica y financieirapa la formación inicial de profesores: Herramientas conceptuales y didácticas.Temuco: Ediciones Universidad de La Frontera, 2013.
DENEGRI, M. et al. Consumidores ou cidadãos? Uma proposta de inserção de educação econômica e financeira na formação inicial docente. Revista Estudos Pedagógicos, XL(1), 75-96. 2014.
DENEGRI, M. et al. Construcción del test de alfabetización económica para niños (TAE-N) para escolares entre 10 y 14 años (Tesis para Grado Académico de Licenciado em Psicología). UFRO, Temuco, Chile. 2004.
DENEGRI, M. et al. Construción de representaciones acerca de pobreza y movilidad social: un estudio evolutivo en estudiantes chilenos. Paideia Nº 46 (159-176), enero-junio 2009.
FERMIANO, M. A. B. Pré-adolescentes (“tweens”) – desde a perspectiva da teoria piagetiana à da Psicologia Econômica. 2010. 491 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
FONTENELLE, L. (Org). Criança e consumo: 10 anos de transformação. São Paulo: Instituto Alana, 2016.
GEMPP, R., DENEGRI M., CAPRILE, C. Medición de la alfabetización económica en niños: oportunidades diagnósticas con el modelo de crédito parcial. Psykhe, 15(1), 13-
GRANDO, A. P.; MAGRO, M. P. D. Consumo, logo existo: os sentidos do consumo na economia solidária. P@psic Periódicos Eletrônicos em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 63, n. 2, p. 2-13, 2011
GRANJA, M. C. L. O mundo econômico da criança: uma investigação psicológica sobre o dinheiro. 2012. 151f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
GUNTER, A; FURNHAM, A. As crianças como consumidoras – uma análise psicológica do mercado juvenil. Lisboa: Instituto Piaget. 2001.
LELLIS, I. L.; MAGALHAES, C. M. C.; LEITE, I. D. L. O significado da mesada para pais de crianças e adolescentes. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.1, pp. 12-25. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo em 28 nov. 2021.
LLANOS, M. et al. Aprendiendo a comprender el mundo económico. Ediciones Uninorte. Colombia, 2008.
LEISER, D.; SEVÓN, G. Y,; LEVI, D. Children’s economic socialization: Summarizing the cross-cultural comparison of ten countries. Special Issue: Economic socialization. Journal of Economic Psychology, 11(4), 591-631. 1990.
MAYER, J. P. Prefácio. In: J. Baudrillard, A sociedade de consumo (2ª ed., pp. 9-10). Lisboa: Edições 70. 2019.
MELLO, J. de A. S. Conhecendo as ideias das crianças sobre produção e destinação do lixo doméstico e escolar.2008. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: Acesso em 7 mai. 2013.
MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Cientifica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas. 2005.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. Psicogênese da noção de violência: um estudo evolutivo a partir da perspectiva piagetiana. Educação: Revista do Centro de Educação da UFSM, v. 36, n. 12, maio/ago., 2011, p. 279-296. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Acesso em: 28 nov. 2020.
NUNES, B. F. Consumo e identidade no meio juvenil: considerações a partir de uma área popular do Distrito Federal. Brasília: Sociedade e Estado, set/dez, v. 22, a. 3, 2007.
OLMO, A. Vergonha de si: violência invisível da publicidade infantil. In: FONTENELLE, L. (Org) Criança e consumo: 10 anos de transformação. São Paulo: Instituto Alana, 2016.
ORTIZ, M. F. Educação para o consumo: diagnóstico da compreensão do mundo econômico do aluno da educação de Jovens e adultos. 2009. 149f. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2009. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251616. Acesso em 28 nov. 2021.
PEREIRA, D. R. Consumismo e educação infantil: um estudo sobre crenças e hábitos de docentes e alunos. 2018. 330f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Marilia, Marilia-SP.
PERALTA, T.; OLIVEIRA, F.N. A relação entre escola e trabalho: a realidade social na perspectiva de crianças. Educação em Questão, UFRN, Natal, v. 55, n. 45, p. 200-226, jul./set. 2017.
PIECZARKA, T. Concepções de desigualdade social e mobilidade socioeconômica de adolescentes de escola pública de Curitiba. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná. 2009.
ROCHA, M. et al. As representações de crianças e adolescentes sobre a inter-relação entre os recursos monetários e o consumo numa perspectiva. Revista Brasileira de Economia Doméstica, Viçosa,v.23, n. 2, 2012, p. 142-162.
SARAVALI, E.G. et al. A construção da noção social de greve: Um estudo evolutivo piagetiano. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 948–968, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655348. Acesso em: 24 nov. 2021.
SILVA, M. O. da. Representações de crianças e adolescentes sobre trabalho numa perspectiva piagetiana. 2009. 283f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.
SILVA, C. F. da. A construção da noção de direito em alunos do 3º ano do ensino fundamental: uma pesquisa-ação na perspectiva piagetiana. 2017. 282f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.
SILVA, E. A.; VIVEIROS, K. F. M. Representações sociais de pobreza construídas pelos cursistas da Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social realizada no Rio Grande do Norte: primeiros resultados. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2, p. 35-54, set. 2017.
SILVA, M. T. Ter ou não ter, eis a questão: Relações sociais na infância e o consumo de bens por tweens (Dissertação de Mestrado) 2015 160f. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/. Acesso em 28 nov. 2021.
SONUGA-BARKE, E; WEBLEY, P. Children’s saving: a study in the development of economic behaviour. Hove: Lawrence Erbaum. 1993.
VASCONCELLOS, M.A.S. Economia: Micro e Macro. Editora Atlas, São Paulo, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.