Compreensão do mundo econômico por estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.10Parole chiave:
Pensamento econômico, consumo consciente, microeconomia, macroeconomia, identidadeAbstract
O consumo influencia a formação da identidade e o funcionamento do mundo econômico. Este estudo visa caracterizar os níveis de compreensão econômica de estudantes do ensino médio. Para tanto, constituiu-se amostra com 431 estudantes de 14 a 17 anos, do ensino médio de duas cidades do centro-oeste brasileiro. Utilizou-se Teste de Alfabetização Econômica para averiguação da compreensão econômica dos participantes. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que mais da metade dos estudantes está no nível de pensamento independente, que consiste em reflexão mais avançada das variáveis que operam nas mudanças sociais e econômicas; 30,6% está no nível intermediário, isto é, de pensamento subordinado, com dificuldade em compreender as inter-relações mais complexas dos processos econômicos; 9,1% está no nível de pensamento primitivo, em que a realidade social e econômica é percebida de forma fragmentada. São realizadas reflexões sobre a educação para o consumo consciente de futuros cidadãos.
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