FRACASSO ESCOLAR: sintoma da sociedade de classes

Autores

  • Marco Antônio Oliveira Lima Instituto Federal de Goiás (IFG)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.12

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Fracasso Escolar

Resumo

A realidade concreta é constituída por mudanças econômicas que intervêm na cultura, educação e escola. Então, é preciso ter o entendimento de que os processos de ensino e aprendizagem são marcados por conflitos políticos, de classes antagônicas. Existem pedagogias e escolas que cerceiam os estudantes, indivíduos históricos e sociais, pertencentes às classes populares; inculcando nestes discentes, conteúdos que não dialogam com sua classe e nem com um viés crítico, que objetive educar para a autonomia e emancipação, tendo por resultado o fracasso escolar. Por via dialética, vislumbra-se que o referido objeto é decorrente de múltiplos fenômenos. O texto procura compreender o fracasso escolar junto à complexidade das contradições concretas da sociedade capitalista.

 

 

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Biografia do Autor

Marco Antônio Oliveira Lima, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestre e Doutorando em Educação no PPGE da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUCGO. Membro do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais: perspectivas contemporâneas. Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás – Campus Águas Lindas de Goiás. 

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Lima, M. A. O. (2022). FRACASSO ESCOLAR: sintoma da sociedade de classes. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(28). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.12