FRACASSO ESCOLAR: sintoma da sociedade de classes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.12Parole chiave:
Educação, Emancipação, Fracasso EscolarAbstract
A realidade concreta é constituída por mudanças econômicas que intervêm na cultura, educação e escola. Então, é preciso ter o entendimento de que os processos de ensino e aprendizagem são marcados por conflitos políticos, de classes antagônicas. Existem pedagogias e escolas que cerceiam os estudantes, indivíduos históricos e sociais, pertencentes às classes populares; inculcando nestes discentes, conteúdos que não dialogam com sua classe e nem com um viés crítico, que objetive educar para a autonomia e emancipação, tendo por resultado o fracasso escolar. Por via dialética, vislumbra-se que o referido objeto é decorrente de múltiplos fenômenos. O texto procura compreender o fracasso escolar junto à complexidade das contradições concretas da sociedade capitalista.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
APPLE, Michael. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo:
Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU),
CHARLOT, Bernard. “O fracasso escolar”: um objeto de pesquisa inencontrável. In:
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre:
Artmed, 2000. p. 13-18.
FARIA, Gina Glaydes Guimarães de. Os ciclos do fracasso escolar: concepções e
proposições. 2008. 133 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de
Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação
Profissional Emancipadora. In.: PERSPECTIVA, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun.
Disponível em: https://www.feis.unesp.br/Home/DSAA/DSAA/ProjetoGQTSCM/documentos/educacao/04_frigotto.pdf. Acesso em: 06 Mai. 2022.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da
serpente que ameaçam a sociedade e a educação. FRIGOTTO, Gaudêncio (org). In.: Escola
“sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro:
UERJ, LPP, 2017. p. 17-34.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. 2ª reimpressão. São Paulo: Editora
Martin Claret, 2006.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
SILVA, Jailson de Souza. Sucesso/fracasso escolar: Uma revisão de pressupostos. In.:
TEIAS: Rio de Janeiro, ano 2, nº 3, jan/jun. 2001. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23867. Acesso em: 15 Nov. 2019.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.