FRACASSO ESCOLAR: sintoma da sociedade de classes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.12Palabras clave:
Educação, Emancipação, Fracasso EscolarResumen
A realidade concreta é constituída por mudanças econômicas que intervêm na cultura, educação e escola. Então, é preciso ter o entendimento de que os processos de ensino e aprendizagem são marcados por conflitos políticos, de classes antagônicas. Existem pedagogias e escolas que cerceiam os estudantes, indivíduos históricos e sociais, pertencentes às classes populares; inculcando nestes discentes, conteúdos que não dialogam com sua classe e nem com um viés crítico, que objetive educar para a autonomia e emancipação, tendo por resultado o fracasso escolar. Por via dialética, vislumbra-se que o referido objeto é decorrente de múltiplos fenômenos. O texto procura compreender o fracasso escolar junto à complexidade das contradições concretas da sociedade capitalista.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
APPLE, Michael. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo:
Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU),
CHARLOT, Bernard. “O fracasso escolar”: um objeto de pesquisa inencontrável. In:
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre:
Artmed, 2000. p. 13-18.
FARIA, Gina Glaydes Guimarães de. Os ciclos do fracasso escolar: concepções e
proposições. 2008. 133 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de
Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação
Profissional Emancipadora. In.: PERSPECTIVA, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun.
Disponível em: https://www.feis.unesp.br/Home/DSAA/DSAA/ProjetoGQTSCM/documentos/educacao/04_frigotto.pdf. Acesso em: 06 Mai. 2022.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da
serpente que ameaçam a sociedade e a educação. FRIGOTTO, Gaudêncio (org). In.: Escola
“sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro:
UERJ, LPP, 2017. p. 17-34.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. 2ª reimpressão. São Paulo: Editora
Martin Claret, 2006.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
SILVA, Jailson de Souza. Sucesso/fracasso escolar: Uma revisão de pressupostos. In.:
TEIAS: Rio de Janeiro, ano 2, nº 3, jan/jun. 2001. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23867. Acesso em: 15 Nov. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.